CBMCE realiza vistoria do Sistema Preventivo Contra Incêndio em shopping na RMF

10 de fevereiro de 2020 - 17:32 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2º BBM), participou de uma operação de fiscalização integrada com os órgãos municipais de controle, nas lojas de um shopping situado na cidade de Maracanaú. A ação ocorreu na quinta-feira (6), na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará.

Duas guarnições de vistoriantes do Núcleo de Engenharia e Prevenção de Incêndio (Nepi) da unidade de Maracanaú contribuíram com as equipes de controle urbano e de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Foram realizadas vistorias técnicas do Sistema Preventivo Contra Incêndio das lojas, que compõem o shopping, conforme previsto na Lei 13.556/2004, bem como a regularização do Certificado de Conformidade de todos os estabelecimentos e áreas de risco da edificação.

“A proteção contra incêndios é o primeiro passo para se proteger uma edificação. Contudo, apenas ela não evita o surgimento de focos de incêndio, pois a proteção associada à prevenção que gera os resultados de segurança esperados”, relata o tenente coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª CIA/2º BBM. A operação integrada foi exitosa, pois permitiu que as forças públicas se unissem para fortalecer a segurança dos usuários da edificação. Outras iniciativas devem ocorrem em diferentes edificações do município, visando promover ações contra o incêndio.