PCCE identifica foragido da Justiça por meio de aplicativo desenvolvido pela SSPDS

6 de fevereiro de 2020 - 18:38 # # # # # # # # #

Uma ação rápida de policiais civis do 30º Distrito Policial, realizada nessa quarta-feira (05), resultou na captura de um homem foragido da Justiça do município de Morada Nova, que traficava no Sítio São João, no bairro Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza. O homem, que apresentou um nome falso no momento da abordagem, foi devidamente identificado graças ao uso da tecnologia. Sua verdadeira identidade foi revelada após os policiais utilizarem o reconhecimento facial do Portal de Comando Avançado (PCA), aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Daniel Oliveira Santos (26) estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, desde o ano de 2017, referente aos crimes de tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. A Polícia Civil investigava o homem por suspeita de que o mesmo estava traficando no Sítio São João, em Fortaleza. No momento da abordagem não foi localizado nada ilícito com ele, porém foi verificado que existia um mandado de prisão em aberto. Por conta disso, o homem foi conduzido à sede do 30º DP, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), onde ficou à disposição do Poder Judiciário.

Aplicativo

O aplicativo Portal de Comando Avançado foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da SSPDS. Desta forma, a ferramenta integra os serviços disponibilizados para os servidores da Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-3525, do 30° Distrito Policial, ou ainda pelo WhatsApp da unidade policial, pelo número (85) 98865-2158. O sigilo e o anonimato são garantidos.