Comando de Engenharia dos Bombeiros participa do Seminário Nacional de Proteção Passiva 2020

6 de fevereiro de 2020 - 17:10 # # # # #

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou, na manhã desta quarta-feira (5), do Seminário Nacional de Proteção Passiva 2020, em Fortaleza. O setor foi representado por oficiais analistas de projetos e vistoriantes técnicos.

O evento está relacionado com a segurança contra incêndio e pânico, não somente no aspecto do combate ao incêndio por meio de sistemas já conhecidos, como extintores de incêndio e hidrantes, mas também ao abordar a grande importância de conter as chamas e o calor em ambientes determinados, evitando sua propagação e isolando o sinistro.

A proteção passiva tem como sua grande aplicação confinar esses elementos do incêndio, contendo o fogo e o calor, para que as pessoas possam ser retiradas da edificação em condições de segurança. Vários elementos de uma edificação podem contribuir para a propagação do calor, dentre eles citamos os shafts e dutos de ventilação. Esses locais podem funcionar como chaminés levando o calor para as partes mais altas de uma edificação.

A selagem de shafts e dutos com os materiais adequados e corretamente dimensionados e instalados não permite que o fogo se alastre, evitando sua propagação, permite a utilização de materiais mais leves, resistente ao incêndio como placas de gesso e materiais cimentícios fabricados para resistir a altas temperaturas.

Para o comandante adjunto do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio “a proteção passiva nas edificações chega como grande aliado na prevenção de incêndios e proteção da vida, permitindo que os ambiente fiquem mais seguros, possibilitando maiores chances de controle e contenção do incêndio e socorro às pessoas em situação de perigo”, ressaltou o tenente-coronel QOBM Wagner Alves Maia.