Corpo de Bombeiros resgata égua que caiu dentro de fossa no Maracanaú

4 de fevereiro de 2020 - 17:41 # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM), resgatou uma égua que caiu dentro de uma fossa. O acionamento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), foi registrado na manhã desta terça-feira (4), no bairro Parque Tijuca, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

De imediato, a guarnição de Busca e Salvamento 03, na viatura de Auto Salvamento 20 (AS 20) se dirigiu ao local do chamado e constatou que a égua se encontrava no local indicado. Após instalar o Posto de Comando, definiu-se retirar o animal com rapidez e com mínimo de lesões possíveis como estratégia para resolver a ocorrência.

Verificou-se a necessidade de outros recursos devido ao tamanho e peso do animal. Desse modo, a guarnição de Combate a Incêndio foi acionada, chegando ao local com a viatura Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34), que veio conduzido o tripé – aparelho de três pés ou escoras, sobre o qual podem ser apoiados diferentes tipos de objetos, conforme a aplicação de seu utilizador.

“Os protocolos operacionais são eficazes e fundamentais para solucionar as ocorrências rotineiras. Ao utilizar o Sistema de Comando de Incidentes, a guarnição organiza todo o teatro operacional, facilitando a tomada das melhores decisões operacionais, do comandante do incidente”, explicou o tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, quartel sediado em Maracanaú.

Assim, foram empregados os recursos disponíveis: tripé, cabos, polias e fitas. Montado o sistema multiplicador de forças, a égua recebeu as amarrações seguindo o protocolo, permitindo a retirada do animal com o cuidado necessário, sem lesões e nem fatores adversos. A égua foi entregue a seu dono, que ficou muito feliz com o resgate, que durou cerca de 90 minutos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recomenda o isolamento de acesso a fossas, buracos e sumidouros para impedir a queda de animais e que se lesionam em tais situações.

A guarnição de busca e salvamento 03, da 1ª Cia/2ºBBM, quartel de Maracanaú foi composta pelo subtenente Cleiton, comandante do Socorro, sargento Jefferson, Condutor e Operador de Veículo de Emergência (COVE), cabo Vicente, armador 1 e soldado Kayque, armador 2.