Deprotur divulga seus serviços para turistas

31 de janeiro de 2020 - 18:13 # # # # # #

Conhecida como uma Capital de clima quente e acolhedor, Fortaleza é uma das cidades mais procuradas pelos turistas de todo o mundo ao longo no ano. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), oferece a todos aqueles que visitam a cidade os seus serviços por meio de profissionais habilitados em idiomas diferentes (inglês, espanhol, italiano e alemão), além de uma estrutura com elevador e estacionamento prioritário promovendo assim sua função social ao alcance de todos .

Funcionando desde dezembro de 2014, na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota, a Deprotur vem atuando no combate aos crimes que tem como alvo os turistas em geral, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas. Do ano de 2019 até o início deste ano, foram contabilizados pela especializada mais de 3.433 procedimentos registrados, dentre eles, liderando o número de ocorrências, há o extravio de documentos com 1.605 registros.

Dando seguimento às atividades investigativas da especializada, foram mais de 30 celulares restituídos aos turistas do ano passado até o início deste mês. Neste caso específico de crime contra o patrimônio, a delegada titular da Deprotur, Roberta Bruno, alerta para a importância de se fazer o Boletim de Ocorrência (B.O), além de guardar documentos fiscais e o Imei (código numérico único e global que identifica celulares) para ajudar nas buscas. “A possibilidade de lograr êxito na recuperação desses aparelhos e na captura dos infratores é muito maior quando os donos estão munidos de todas informações possíveis”, ressaltou a titular.

Com os festejos de carnaval acontecendo é importante fazer um alerta aos que estão em viagem sobre os cuidados com seus pertences pessoais em via pública e na faixa de areia. “Nossa prioridade é o atendimento ao turista, além de procurar apurar todos os incidentes que ocorrem com eles, instaurando inquérito e procurando fazer essa recuperação dos pertences subtraídos e roubados”, frisa a titular da Deprotur.

Principais alertas para os turistas

1. Sempre estar atento aos seus pertences pessoais, nunca deixar bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.

2. Ter cuidado ao transportar dinheiro. Levar consigo uma quantidade mínima, só aquilo mesmo que a pessoa for usar, preferir cartões de crédito e débito e nunca deixar bolsas de lado.

3. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, ter uma ideia da rota e quando fizer uma viagem pelo app, fazer um print e encaminhar para um conhecido, para a pessoa saber sempre onde ele está indo. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e nome do motorista.

4. É importante também o turista que é estrangeiro trocar a moeda em casas de câmbio oficiais, não trocar na rua.

5. Fazer pacote turístico com empresas cadastradas. Essas empresas são aptas ao exercício de suas atividades.

6. Não caminhar próximo a locais de pouca movimentação e não reagir a assalto.

A Delegacia Especializada informa que caso ocorra algum incidente, a vítima pode registrar seu Boletim de Ocorrência também no 2º Distrito Policial, unidade plantonista mais próxima da região turística e que funciona no mesmo prédio da Deprotur.

Serviço:

Endereço: Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota,
Horário: 08:00 às 18:00.
Plantão 24 horas no 2º DP que fica no mesmo endereço da Deprotur.