Batalhão do Corpo de Bombeiros no Aeroporto realiza primeira reunião estratégica de 2020

31 de janeiro de 2020 - 17:28 # # # # #

A 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (6ª Cia/1º BBM), lotada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza/CE, realizou nesta quinta-feira (30), a primeira reunião mensal de alinhamento do ano onde foram tratados assuntos administrativos e operacionais. As reuniões, que ocorrem mensalmente, têm sido importantes para tratativas com a tropa no intuito de repassar as diretrizes solicitadas pela Fraport, concessionária do aeródromo, por força de normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que também propiciam um melhor desempenho na rotina operacional diária.

O 1º tenente QOABM Jeferson fez a apresentação da tropa e, em seguida, fez a abertura com informações trazidas de uma reunião realizada no comando geral na qual ele participou como representante da Companhia. Posteriormente, o major QOBM Cláudio, respondendo pelo comando da Companhia, discorreu sobre a reunião da Comissão de Segurança Operacional 2020 ocorrido no último dia 28 de janeiro na qual o Senhor Schmid, Chefe de Safety e Emergência, apresentou os indicadores da atuação da Seção Contra Incêndio (SCI), demonstrando uma melhoria significativa na gestão de processos administrativos e operacionais e aproveitou o ensejo para, na presença do major Cláudio, parabenizar a cada bombeiro pelo empenho em todas as atividades.

Em continuidade à reunião, o subtenente BM Paiva apresentou o novo Programa de Treinamento Físico a ser implementado em 2020, seguindo as novas diretrizes da ANAC para os Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC). Além da atividade física regular diária serão exigidos do efetivo mensalmente o circuito de treinamento funcional e o circuito de resgate (circuito de mangueiras).

Após a explanação acerca do Programa de Treinamento Físico, todo o efetivo participou do primeiro circuito de treinamento funcional, montado no pátio de viaturas contando com provas de força, resistência, equilíbrio, condicionamento físico, vestimenta de traje de proteção e equipamento de proteção respiratória, realização de reanimação cardiopulmonar (RCP) e transporte de vítima.