Corpo de Bombeiros recebe treinamento para operar viatura Auto Hidro-Químico

24 de janeiro de 2020 - 16:34 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu treinamento da empresa Mitren sobre a operação de uma viatura tipo Auto Hidro-Químico (AHQ), onde Condutores de Veículos de Emergência (COVE) e profissionais da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP) puderam conhecer o pleno funcionamento dessa viatura. O encontro aconteceu, na manhã desta sexta-feira (24), no Quartel Central da cooperação.

A viatura AHQ foi projetada para multimissão em combate a incêndio urbano, industrial e químico. O veículo foi montado sobre chassi Volkswagen 17280 e teve sua cabine duplicada com encostos para máscaras autônomas. A carroceria do AHQ foi totalmente fabricada em perfis de alumínio e tem chapeamento, também, em alumínio. A bomba de incêndio escolhida para esse projeto é de 1000 GPM (desempenho conforme NBR 14096 e NFPA) e o tanque de água tem capacidade para 4.000 litros.

O caminhão ainda conta com tanque de Liquido Gerador de Espuma com 500 litros, que permite dosagens de 0,3% a 6% e sistema de Pó Químico Seco (PQS) com 100 kg, além de canhão monitor de controle a distância e torre de iluminação em LED.

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro Jader Galvão, da empresa fabricante do veículo, que foi adquirido com recurso do Tesouro Estadual. Para o tenente-coronel Valdênio Goiana Melo, coordenador da COMALP, “esta viatura, além de água, dispõe de pó químico seco e liquido gerador de espuma, podendo atender as classes A, B e C de incêndios”, ressaltou o oficial.