Corpo de Bombeiros realiza instrução de combate a incêndio para policiais penais

20 de janeiro de 2020 - 18:07 # # # # # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/2º BBM), quartel sediado em Maracanaú, e de sua Assessoria de Comunicação ministrou treinamento de combate a incêndio com instrução teórica e prática para policiais penais. Os alunos fazem parte do Curso de Nivelamento Operacional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizado no Centro de Treinamento Operacional Carcerário (CTOC), em Itaitinga, ao longo do sábado (18).

A instrução compõe o curso de Nivelamento Operacional, sob a coordenação da Escola de Gestão Penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária (EGPR/SAP). A duração do curso é de 42 dias úteis e conta com a participação de 76 policiais penais. O curso é destinado aqueles profissionais que tomaram posse no dia 29 de novembro de 2019. O curso oferece qualificação e nivelamento em prol das atividades executadas no sistema de segurança penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária. No dia 4 de fevereiro de 2020 iniciará uma nova turma, oportunidade em que mais 70 policiais penais tomarão posse.

A instrução foi liderada pelo 1º tenente Dionnis, tendo como monitores os soldados Lauro e Igor. O conteúdo da instrução ministrado para o Curso de Nivelamento Operacional contemplou a teoria do fogo, formas de propagação de incêndio, formas de extinção de incêndio, cuidados com gás liquefeito de petróleo (GLP) e extintores de incêndio.

Na parte prática, os profissionais treinaram o combate a incêndio defensivo, quando o combate é feito sem o equipamento de proteção individual (EPI), sem o contato direto com a fumaça e as chamas. Além disso, foram repassadas as técnicas de maleabilidade com mangueira e acondicionamento aduchada pelo seio. Foi feito um sistema de mangueira com duas linhas de ataque, utilizando a pressão fornecido pelo corpo de bomba da viatura Auto Tanque 21 (AT-21).

Os alunos entenderam a importância do combate ao princípio de incêndio. Após essa instrução, os policiais penais encontram-se aptos a trabalharem em conjunto com os bombeiros militares, em caso de incêndio em edificações carcerárias.