Abips em parceria com a UniFB conclui capacitação em intervenção em desastres

20 de janeiro de 2020 - 18:12 # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Farias Brito (UniFB), concluiu, nesse final de semana, a capacitação em intervenção em desastres, realizada na sede da SSPDS. A iniciativa também contou com a colaboração do coletivo Mentes que Voam e do CTAS – Centro de Treinamento Anti-Sinistro. Na ocasião, 31 participantes receberam certificados e aprenderam a prevenir, intervir e preparar uma resposta rápida em casos de desastres.

As aulas iniciaram no último sábado (11) e seguiram pelos dias 12, 18 e 19 deste mês, com o propósito de ensinar a minimizar e ensinar aos participantes como eles devem intervir em ocorrência de desastres. Durante os encontros, os voluntários tiveram aulas teóricas e práticas, que abordavam diversos temas como suicídio e incêndios. Além disso, os alunos foram capacitados sobre como lidar em situações envolvendo desastres naturais, como tsunamis, por exemplo.

Na ocasião, as pessoas precisariam realizar um planejamento de como agir caso se deparassem com pessoas procurando atendimento em unidades hospitalares na orla da cidade e nos comandos dos Bombeiros, após o desastre. As equipes foram divididas e os projetos foram apresentados no último dia de curso, que ocorreu nesse domingo (19), para o secretário-executivo de planejamento e gestão interna da SSPDS, Adriano Sales, a coordenadora do curso de psicologia da UniFB, Cintya Oliveira, e o presidente da Cruz Vermelha no Brasil, Júlio Cals.

Para o coordenador do coletivo Mentes que Voam, Henrique de Sousa Castro, participar do curso foi uma forma de retribuir com conhecimento e uma ótima oportunidade para fornecer ferramentas de preparação, intervenção e recuperação em desastres. “Foi uma honra e um orgulho muito grande poder contribuir com o conhecimento, que adquiri, e repassar para as instituições que fazem a diferença para manter nossa sociedade segura e capaz de enfrentar seus próprios desafios. Tenho muito orgulho dos policiais militares, bombeiros, voluntários da Cruz Vermelha, alunos da UniFB, além dos instrutores e mentores, que estão se saindo excepcionalmente bem nas instruções”, finalizou o coordenador.

A assessora da Abips, Rebeca Rangel, ressaltou que a capacitação possibilitará a todos os formados uma melhor atuação estratégica nos casos que precisem de ações rápidas, especialmente em casos de desastres. “A capacitação foi importante para trabalharmos o nosso papel, enquanto SSPDS, no que se refere a atuarmos na área da Defesa Social, com casos de desastres em maior escala, que demandem atenção psicossocial. Além de possibilitarmos que os agentes da segurança pública tenham acesso a um rico material participando do curso. Foi esse o grande ganho”, concluiu.