Estratégia e Inteligência Policial no Ceará é tema de palestra de titular da Supesp em Canoa Quebrada

17 de janeiro de 2020 - 17:57 # # # # # #


Uma das mais belas praias do litoral cearense recebe, de hoje (17) até o dia 19 deste mês, a I Escola de Verão em Inteligência Artificial. O evento, que acontece em Canoa Quebrada, na cidade de Aracati, tem o objetivo de mostrar o desempenho dos trabalhos desenvolvidos pelos laboratórios, institutos, startups e empresas cearenses. Na ocasião, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Aloísio Lira, será um dos conferencistas, que apresentará as estratégias e inovações utilizadas pelas Forças de Segurança Pública do Ceará.

A iniciativa é uma realização do Iracema Digital, instituição privada sem fins lucrativos, para discutir temas importantes como o potencial da Inteligência Artificial (IA), em ações voltadas para o Ceará, e o anúncio de um edital que será lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o intuito de fomentar laboratórios de IA em todo o Brasil. Serão três dias com palestras, mesas redondas e apresentação de cases que mostrarão também os desafios para a instalação do CRIA – Centro de Referência em Inteligência Artificial.

De acordo com o superintendente da Supesp, Aloisio Lira, o encontro é uma ótima oportunidade para mostrar a empresários, gestores públicos, professores, pesquisadores e os demais participantes, os novos rumos da tecnologia no Estado, além de debater sobre a importância do lançamento do edital pelo MCTIC para o Estado. A publicação prevê a criação de, pelo menos, oito laboratórios de IA no país.

“O evento é uma boa oportunidade de mostrar as ferramentas tecnológicas e as estratégias adotadas pela Segurança cearense, que têm se tornado referência nacional. O Estado desenvolve pesquisas que vem possibilitando o Ceará a se tornar o pioneiro no uso de tecnologia e inteligência artificial na Segurança Pública em relação aos outros estados do país. Isso tem feito com que grupos de estudos se organizem para poder concorrer a editais e referendar mais ainda o Ceará nessa área de liderança e pesquisa”, disse.

Iracema Digital

A Iracema Digital é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de aprimorar a articulação entre governos, universidades, instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no Ceará. Sua missão principal é conectar inteligências e ampliar oportunidades com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável, além do uso intensivo da inteligência artificial em todo o Ceará.

Serviço:

Escola de Verão em Inteligência Artificial do Ceará
Local: Auditório da Barraca Chega Mais Beach – Avenida da Integração, 860, Canoa Quebrada, Aracati – CE
Data: 17 a 19 de janeiro de 2020