Ações da PM com o auxílio do Spia resultam na prisão de dupla suspeita de roubo

13 de janeiro de 2020 - 17:10 # # # # # # # #

Com o auxílio da inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e das câmeras de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu dois homens suspeitos de cometerem roubos nos bairros do Alto da Balança e Dionísio Torres, nas Áreas Integrada de Segurança 7 e 10 de Fortaleza. O cerco inteligente que culminou nas abordagens ocorreu, nesse domingo (12), nos respetivos bairros.

O trabalho policial teve início, por volta das 18 horas, quando os militares do Comando de Policiamento Motorizado (Cotam) foram informados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, sobre um veículo modelo Ônix de cor prata que estava sendo monitorado pelo Spia. Dentro do carro estariam indivíduos que haviam cometido um roubo contra uma pessoa, no Dionísio Torres. O veículo foi abordado no bairro Barra do Ceará (AIS 8), onde Lucas Martins de Andrade (25), sem antecedentes, foi encontrado.

Com ele, os militares apreenderam aproximadamente R$ 780,00, além de uma mochila com vários objetos roubados, como aparelhos celulares, carregadores de som, caixa de som e documentos. Diante dos fatos, Lucas foi levado para o 2° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante por roubo. Na unidade policial, os pertences das vítimas foram restituídos.

A segunda prisão aconteceu quando os policiais militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foram acionados para um endereço no bairro Alto da Balança, para verificarem um carro que estava estacionado. Segundo dados da ocorrência, o automóvel já havia sido captado pelos sensores do Spia e utilizado por indivíduos para praticarem assaltos na AIS 7.

Quando chegaram ao local indicado, Hermeson Quirino dos Santos (25), sem antecedentes, estava dentro do veículo. Após buscas serem realizadas, os PMs encontraram um valor em dinheiro e uma mochila contendo diversos objetos. Hermeson foi levado até o 13° DP, onde confessou às autoridades policiais, que havia cometido roubos e utilizado o veículo nos delitos. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.