Capacitação em intervenção em desastres é realizada na SSPDS

10 de janeiro de 2020 - 17:50 # # #

Criada há dois anos com a proposta de prevenção e cuidado com a saúde, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem realizando atendimentos físicos, sociais e psicológicos voltados aos profissionais de segurança do Estado. Dando prosseguimento às ações de parceria com a Universidade Farias Brito (UniFB), uma capacitação sobre “Intervenções em Desastres” será ofertada para profissionais de saúde de segurança pública e para alunos da UniFB. A iniciativa também terá a colaboração do coletivo Mentes que Voam e do CTAS – Centro de Treinamento Anti-Sinistro. As aulas serão presenciais e realizadas na sede da SSPDS.

Segundo a assessora da Abips, Rebeca Rangel, a capacitação tem o intuito de esclarecer as diversas situações do comportamento humano dentro de contextos de desastres ou situações-limite vividas no cotidiano urbano. “A ideia de tornar real essa capacitação partiu do desejo de treinar a minha equipe, enquanto equipe de saúde, para termos noção de como agir de maneira certa em situações de desastres, através de um curso que pudesse nos ensinar isso. Assim, estendermos esse conhecimento para os profissionais de segurança pública”, explicou.

Durante a capacitação serão abordados assuntos como: Deslocamentos humanos por desastres e conflitos; Segurança operacional; Elaboração de plano de segurança; Introdução à Defesa Civil; e Sistema de Comando de Incidentes. Ao todo serão 31 participantes, entre policiais militares, bombeiros militares e alunos da UniFB. O curso acontece nos finais de semana dos dias 11 e 12 e 18 e 19 de janeiro deste ano, na sede da SSPDS, e será ministrado pelo coordenador do coletivo Mentes que Voam, Henrique de Sousa Castro, profissional que já atuou na Cruz Vermelha Brasileira, com formação internacional pela Federação Internacional da Cruz Vermelha, tendo atuado no Brasil e exterior.

De acordo com Henrique, a participação do coletivo no curso é essencial para minimizar riscos e ensinar como os participantes devem intervir em ocorrências de desastres. “O coletivo surgiu da reunião de um grupo de amigos, que tinham o objetivo de fortalecer pessoas, ideias ou instituições, que por sua vez, fortaleceriam mais pessoas, fazendo com que os conhecimentos adquiridos, por meio do trabalho voluntário, se espalhassem. Esse curso foi criado especialmente para ajudar a complementar esse saber e esse fazer que as instituições públicas já fazem, agora, de maneira preventiva”, destacou o coordenador.

Mentes que Voam

É um coletivo de trabalho voluntário que tem como missão o desenvolvimento de ideias ou ações de pessoas, instituições ou comunidades, que possam multiplicar o bem e o desenvolvimento social, psíquico, cultural e econômico.