Bombeiros realizam simulado de abandono de edificação em fábrica na RMF

10 de janeiro de 2020 - 16:16 # # # # # # #

São 13h40min. Chega à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) um pedido de socorro da gerência de segurança e meio ambiente da empresa Marisol, informando do risco de explosão nos geradores da empresa. De pronto, as guarnições de combate a incêndio e busca salvamento da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2º BBM), Quartel de Maracanaú, são acionadas e seguem para empresa. Foi dessa maneiraque se iniciou o simulado de abandono de edificação, na sede da Marisol, localizada na rodovia CE 060, Pavuna, no município da Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), na tarde dessa quinta-feira (9).

A viatura de combate a incêndio Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34) e a viatura de busca e salvamento Auto Salvamento 20 (AS-20), partiramdo Quartel de Maracanaú e chegaram à planta industrial em 12 minutos após o acionamento da Ciops, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A verificação do tempo resposta é importante para o simulado. No local, um representante da empresa encaminhou as guarnições para a área do risco de explosão e os primeiros procedimentos foram adotados.

O Plano de Abandono da empresa foi acionado, cabendo aos brigadistas promover a saída dos colaboradores de forma organizada, rápida e segura. Todos foram direcionados para o ponto de encontro, onde teve início a contagem das pessoas. Ao todo, participaram do exercício simulado 1.064 funcionários.

”Atividades como esta fortalecem o relacionamento entre os bombeiros militares e os brigadistas da empresa, bem como possibilita que nós conheçamos as áreas de risco da empresa, que integra o Plano de Auxílio Mútuo do Distrito Industrial (PAM-DI)”, explicou o tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Ainda que a chuva tenha sido um complicador não previsto na simulação de abandono, o exercício teve a participação ativa dos bombeiros militares e da brigada de incêndio da empresa. “Este grande exercício nos ajuda a perceber a validade dos nossos planos e a operacionalidade do Corpo de Bombeiros Militar. Estamos todos de parabéns pelo sucesso desse simulado”, informou a SraIvna, representante da empresa junto ao PAM-DI. Após as palavras do Comandante da Unidade de Maracanaú e da Ivna, o simulado foi encerrado com a percepção de pleno êxito.