Reunião do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops destaca trabalho de operadores

9 de janeiro de 2020 - 17:42 # # # #

Responsável pelo monitoramento das principais vias de Fortaleza e Região Metropolitana, além de apoiar as ações dos profissionais de segurança nas ruas, os controladores e operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniram, nesta quinta-feira (9), para um encontro de avaliação do trabalho e para reconhecer os colaboradores que se destacaram no mês de dezembro de 2019. O supervisor do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, o tenente-coronel Alber Campos, conduziu a reunião, que também contou com a presença especial do maestro Gladson Carvalho, regente da Orquestra Filarmônica do Ceará.

O encontro mensal dos colaboradores é um meio para destacar o empenho das equipes que desempenham tarefas diárias no intuito de auxiliar o trabalho das forças de segurança que atuam na Ciops. Há mais de dois anos no Videomonitoramento, a operadora Yasmin Freitas, foi o destaque do mês de dezembro. “Eu devo esse reconhecimento ao trabalho intensificado de todos e pela minha vontade de ir atrás das ocorrências, de ajudar quem está do lado de fora esperando os dados. Nosso trabalho é mostrar a sociedade que estamos sempre dispostos a ajudar”. Eliezio Medeiros, Lene Monteiro e Felipe Fernandes também receberam honrarias pela atuação no setor.

À frente do setor, o tenente-coronel Alber Campos, revela a dedicação dos operadores e a importância de prestigiá-los a alcançar novos desafios. “Que (esse reconhecimento) sirva de exemplo para os outros. Tenho o maior prazer de sempre prestigiar o bom servidor. O bom funcionário tem que ser elogiado. A intenção é mostrar que nós estamos atentos ao trabalho de vocês e queremos sempre prestigiar as pessoas que se destacam”.

O maestro Gladson Carvalho prestou homenagem aos presentes tocando “Como É Grande o Meu Amor Por Você”, de Roberto Carlos, e “Amigos Para Sempre”, conhecida na voz de Agnaldo Rayol, ao som do violino. E encerrou a reunião citando o filósofo grego Aristóteles. “A gente mede o homem não pelas palavras, mas as ações que medem os homens verdadeiramente. Vocês prestam um serviço importante para nós cidadãos.”

Videomonitoramento

O Estado do Ceará conta hoje com 3.304 equipamentos de videomonitoramento, sendo 2.543 instalados na Capital e 761 em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Há 20 anos, quando a Ciops surgiu, eram apenas quatro câmeras instaladas em pontos da Avenida Beira Mar, na Capital. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza passou para 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço de novos equipamentos e da integração de outros órgãos, hoje, o número de equipamentos saltou para mais de 600 vezes do número inicial, em 20 anos, e mais de 15 vezes em quatro anos. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todas as imagens são interligadas à Ciops, em Fortaleza.

Corpo funcional

Hoje a Ciops, que agrega 12 órgãos de urgência e emergência de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, conta com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e a Secretaria da Administração Penitenciário (SAP). Todos atuam integrados e 24 horas por dia. Para isto, basta ligar os números de emergência: 190, 192 ou 193. O serviço também está disponível caso o cidadão estrangeiro disque 112, usado na Europa, e o 911, usado nos Estados Unidos.