Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção para banhistas na Praia do Futuro

9 de janeiro de 2020 - 16:20 # # # #

A Praia do Futuro é um dos pontos turísticos mais movimentadas do País. Neste período de férias, a cidade de Fortaleza recebe um aumento no fluxo de pessoas visitando a praia, principalmente turistas de outras cidades e que muitas vezes nunca estiveram no mar, ou se estiveram, não conhecem as singularidades desta praia. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), que é responsável pela área da Praia do Futuro em Fortaleza, apresenta algumas dicas para prevenção de afogamentos.

Por se tratar de uma praia muito dinâmica, com um relevo submarino bem diferente, fortes ventos e correntes marítimas variadas, incidentes na água podem acontecer caso os riscos não sejam mitigados. Para evitar esses casos devemos primeiramente buscar informações sobre as características da praia com os profissionais guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar que estão distribuídos por toda orla. Os guarda-vidas irão repassar as dicas necessárias para uma diversão correta e com responsabilidade, evitando que os banhistas locais e turistas sejam apanhados pelas famosas correntes de retorno, buracos no relevo submarino, acidentes com animais marinhos e outros tipos de acidentes.

 

Além das prevenções ativas que o guarda-vidas fornece pessoalmente à população, existem as prevenções passivas que auxiliam na preservação da segurança dos frequentadores da praia, como: placas de sinalização de risco, material impresso e pulseiras para identificação de crianças. “Os guarda-vidas conhecem a praia melhor do que ninguém. Sabem como está a maré, como estão as correntes e, por isso, são a melhor fonte de informação para o banhista. Se eles disserem que está tudo bem, você vai resguardado e, caso aconteça algum imprevisto, eles ainda estarão por perto para fazer o resgate”, orienta o 1º tenente QOBM Rodrigo Monteiro Carneiro, chefe de instrução, logística e comunicação social da 1ª CSMAR/BBS.

A corrente de retorno

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas, isso devido sua maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso, a sinalização por meio de placas e/ou com as bandeiras vermelhas.

Reflexão!

Como diria José de Alencar, no livro de Iracema, Capítulo I, “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros”

Os verdes mares cearenses saltam aos olhos dos banhistas, locais ou turistas, que se aproxima da nossa Praia do Futuro. A bela visão na verdade esconde riscos inimagináveis: a temperatura da água, o vento fresco e doce, a bela visão dos verdes mares, sempre convidativa ao mergulho, muitas vezes pela primeira vez, encobre um relevo subaquático acidentado, com muitas valas que se abrem e se fecham de forma imprevisível, ao sabor do vento e das correntes marítimas. Para quem caminha onde a água “dá pé”, a súbita falta de chão, sem qualquer referência clara de profundidade, pode ser desesperadora. E é aí, muitas vezes, que mora o perigo.

“O afogamento costuma estar ligado intimamente ao desespero. A pessoa sente que perdeu o contato com o chão e se desespera para conseguir pisar em algum lugar, para sair de onde está. Esse é o momento em que ela gasta toda a força de forma pouco eficiente e acaba se expondo ao afogamento”, explica o major QOA BM Fernando Chailon Oliveira Barros, comandante da 1ª CSMAR/BBS.

Postos de guarda-vidas na Praia do Futuro

Atualmente dispomos de nove postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar distribuídos ao longo da Praia do Futuro e, no período de férias, o efetivo é ampliado para dar suporte aos banhistas. Assim, não faltam opções de pontos de apoio onde obter informações sobre a praia e garantir uma diversão segura nessas férias. Além dos postos fixos, a prevenção é reforçada por meio do patrulhamento entre os postos com uma viatura 4×4, uma motoaquática e uma ambulância tipo Resgate.

Relação álcool versus afogamento

“O álcool reduz a nossa capacidade física e mental, comprometendo nossa segurança. O mar já oferece riscos para as pessoas sóbrias devido à dinamicidade das praias oceânicas, somando ainda com os efeitos da ingestão do álcool no corpo humano, esses riscos são maximizados. Por isso, nunca entre no mar alcoolizado”, alerta o 1º tenente Rodrigo.

Crianças brincando sem a supervisão do pai ou responsável

Falando de férias, é preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto. É preciso ter em mente que elas estão expostas a todos os perigos já mencionados, só que potencializados pela baixa estatura e pela pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas. Por isso, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

Infelizmente, também é comum, a ocorrência de crianças perdidas na praia, para tanto, dispomos de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação de criança. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para ser utilizado caso a criança se perca.

“Apesar do ambiente de relaxamento da praia, os responsáveis nunca devem deixar crianças no mar desacompanhadas. Manter o olho nelas perto o suficiente para agir caso aconteça algum imprevisto é essencial”, sugere o tenente.

Estatística

Graças à atuação dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros na prevenção, os afogamentos não são relativamente comuns na praia mais conhecida de Fortaleza. Em 2019, foram registrados 338 resgates de pessoas com vida, somente na Praia do Futuro e 62.341 prevenções ativas.