Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em empresa no Mucuripe

8 de janeiro de 2020 - 17:30 # # # # # # #

O Quartel do Mucuripe (2ª Cia/1º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a empresa J. Macedo realizaram, na manhã dessa terça-feira (07), no bairro Mucuripe, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, de um exercício de simulação de emergência. A iniciativa contou com a presença de mais de 200 participantes.

Por volta das 10 horas, foi simulada uma explosão com fumaça no segundo andar do prédio administrativo da empresa. Durante o exercício, foram acionadas equipes de bombeiros militares lotados no Quartel do Mucuripe, responsável pela cobertura da região, bem como os brigadistas da J. Macedo. Os profissionais atuaram no combate ao incêndio, salvamento de vítimas e também na evacuação de mais de 200 colaboradores da empresa.

Para o comandante-adjunto do Quartel do Mucuripe, tenente coronel Edir Paixão, o simulado com as empresas da região do Mucuripe e Cais do Porto é uma oportunidade para o Corpo de Bombeiros de trabalhar de forma coesa com as empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). “É muito salutar quando uma empresa integrante do PAM abre as portas e convida o Corpo de Bombeiros para participar de seus treinamentos. Assim conhecemos os riscos envolvidos nessa empresa e estreitamos as relações com seus colaboradores. Dessa forma, ficamos mais preparados para o caso de acontecer algum sinistro real que necessite de nosso socorro”, frisou o oficial.

De acordo com Fabiano Pessoa, técnico de Segurança do Trabalho da J. Macedo, o objetivo desse exercício é testar e avaliar o poder de resposta dos colaboradores da empresa, que recebem constantemente treinamento de brigadistas para atuação em emergências, visando a melhoria contínua e fortalecendo a cultura da prevenção. “Tivemos a oportunidade de pôr em prática os nossos conhecimentos e analisar a nossa capacidade de resposta”, pontuou.

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Mucuripe tem o objetivo de fortalecer a cultura preventiva entre as empresas da região, integrando recursos humanos e materiais em parceria com os órgãos públicos, em especial o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A medida visa mobilizar, quando necessário, recursos e dar a resposta adequada para o atendimento aos sinistros em qualquer empresa da área.