Bombeiros militares realizam formatura do projeto JBV na cidade de Crato

23 de dezembro de 2019 - 19:07 # # #


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/5ºBBM), com o quartel sediado na cidade de Crato, realizou, no último sábado (21), por volta das 17 horas, a formatura de conclusão do curso Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV). A formatura foi composta por três turmas, que ao todo, contavam com 65 alunos e funcionavam na sede do quartel do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Durante o ano de 2019, os 65 alunos, que na sua maioria eram de escolas públicas, agregaram valores morais e sociais como respeito, educação, dignidade, companheirismo, honra e patriotismo, entre outros. Diversas instruções ajudaram no desenvolvimento dos formandos enquanto cidadãos. As principais disciplinas do curso foram Noções Básicas de Atendimento Pré-hospitalar, de Combate a Incêndio, de Salvamento Terrestre, de Salvamento em Altura, Ética e Cidadania. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“O projeto é muito importante para os jovens e suas famílias, traz conhecimentos valiosos para o dia-a-dia, podendo até ajudá-los a salvar vidas como no caso de engasgo. Além disso, ao passo que se dá a oportunidade aos adolescentes de estarem nessas atividades está se ocupando o tempo ocioso e ajudando-os a tomar o caminho do bem”, avalia o 1º Tenente Sócrates, que é o coordenador de um dos núcleos.

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Com a reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente, são atendidos 2.975 brigadistas em 75 núcleos. Além da Capital, que tem 29 núcleos, o projeto alcança os municípios: Maracanaú, Caucaia, Canindé, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Paracuru, Aracati, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Acopiara, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Após a criação do Decreto nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os projetos sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, ficaram sob a Coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

A missão do JBV é contribuir com a formação das crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica e transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula. São repassadas instruções aos jovens, que têm entre 14 a 17 anos, noções cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los. Desde sua implantação já passaram pelo projeto mais de 20 mil jovens. No ano de 2019, nos 75 núcleos, são atendidos 2.975 alunos em todo o Estado do Ceará.