Bombeiros atuam em resgate de gato que caiu em poço na Capital

23 de dezembro de 2019 - 18:00 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuaram no resgate de um gato que caiu em um poço, no bairro Siqueira, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). A ação aconteceu, na última sexta-feira (20), com atuação da guarnição de Busca e Salvamento 5, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS).

Os bombeiros atenderam a um chamado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que se deslocaram em uma viatura de Auto Salvamento 43 (AS-43) para o local. Ao avistarem o animal, eles utilizaram da técnica do nó “lais de guia”. Após conseguir laçar o animal, o gato foi resgatado vivo e sem sequelas.

Saiba Mais

“Lais de guia” é um dos mais conhecidos e utilizados nós, sendo de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um nó de grande confiabilidade, pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado, uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade.

O nó lais de guia é usado ajudar no resgate de pessoas afogadas e em portos para manter os navios ancorados, muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre.