Secretário se reúne com dirigentes de Fortaleza e Ceará para tratar a segurança nos jogos

20 de dezembro de 2019 - 18:00 # # # # # #

Um dos pontos fortes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) é atrair outras instituições e atores sociais, para juntos, construir uma sociedade mais segurança. Com esse objetivo, o secretário da SSPDS, André Costa, se reuniu, ontem (19) e hoje (20), com os dirigentes dos dois maiores clubes de futebol do Estado, em suas respectivas sedes, na Capital cearense. Na tarde dessa quinta-feira, o gestor esteve no Ceará Sporting Club, em Porangabussu. Já na tarde de hoje, foi a vez do Fortaleza Esporte Clube, no bairro Pici.

O comandante de Polícia de Choque (CPChoque), coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Giovane Martins; e o tenente-coronel da PM Eduardo Landim, comandante da Companhia de Policiamento em Eventos (CPE) também compareceram aos encontros. “Alinhamos uma reunião maior, quando discutiremos as mesmas pautas com membros da Federação Cearense de Futebol (FCF), com o Ministério Público e a Secretaria de Esporte e Juventude, além de outros envolvidos, para que possamos melhorar ainda mais a segurança nos jogos, especialmente nos Clássicos-Rei”, destacou André Costa.

Para o vice-presidente do Ceará S.C, Raimundo Pinheiro, a atitude do secretário de reunir os clubes para tratar sobre a segurança dos estádios é algo louvável. “Eu vejo como positivo, porque primeiro lugar está a segurança do torcedor e de todos aqueles que gostam de futebol. E as medidas que discutimos aqui, nesse encontro, que foi marcado pelo secretário e que vem ao encontro às nossas preocupações. O objetivo agora é avançarmos nessa pautas, que são para o bem do futebol cearense”, disse.

Já para Marcelo Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube, a iniciativa de discutir o assunto é de “importância vital, pois não se faz futebol sem o policiamento”. E continua: “para passar segurança e tranquilidade para o torcedor, nós aqui do Fortaleza estamos sempre de portas abertas para o diálogo, para trocar ideias, para evoluir e aprender. Fico muito honrado em receber o secretário André Costa e todos que o acompanharam, porque isso mostra a boa intenção em fazer um evento com cada vez mais qualidade, para que o torcedor possa ir tranquilo, curtir o jogo com sua família e seus amigos, e voltar para sua casa com segurança”, disse.

Essa não é a primeira vez que o secretário se reúne com a direção de clubes cearenses. No ano passado, André Costa já havia se reunido com gestores dos clubes cearenses, durante uma reunião que contou com a participação do então titular da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Euler Barbosa, do gerente de operações especiais do Fortaleza Esporte Clube, tenente-coronel Plauto de Lima, e do vice-presidente do Ceará Sporting Club, Raimundo Pinheiro. O intuito era a adesão, por parte dos clubes, ao trabalho do Governo do Ceará de prevenção social nas comunidades da Babilônia e Gereba, em Fortaleza.