Crianças são transportadas por aeronaves da Ciopaer em ações distintas no Ceará

18 de dezembro de 2019 - 15:56 # # #

Dois transportes aeromédicos foram realizados pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), nessa terça-feira (17). Durante as ações, que ocorreram em duas regiões diferentes do Estado, foram transportados um recém-nascido e uma criança de quatro anos.

O primeiro caso ocorreu em Milhã, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Ceará, quando a aeronave Fênix 07 foi acionada para a remoção de uma criança de quatro anos, que estava na garupa de uma motocicleta que colidiu com uma segunda moto, na zona rural do município. Na ocasião, o menino estava com o pai que conduzia o veículo. Já na segunda motocicleta estava um casal, que também ficou ferido.

Todos foram socorridos, mas em razão do estado clínico de maior gravidade da criança, que estava com traumatismo cranioencefálico (TCE), o helicóptero da Ciopaer, que estava na base de Juazeiro do Norte (AIS 19), foi acionada. O transporte até o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, levou 1h05min.

O segundo acionamento foi o transporte de um recém-nascido prematuro extremo, de quatro dias de vida, que foi levado de Sobral (AIS 14) até Fortaleza. A aeronave utilizada foi a Fênix 08 e o tempo de duração da viagem foi de uma hora.