Ciopaer atua em operação conjunta contra contrabando no litoral de Paracuru

16 de dezembro de 2019 - 16:43 # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) deu apoio a uma operação da Polícia Federal (PF), com apoio da Marinha do Brasil, contra o crime de contrabando, neste domingo (15). Uma embarcação carregada de mercadorias estrangeiras, cuja importação é proibida, foi apreendida, próxima ao Porto de Paracuru, no município da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Dentro do barco foram apreendidos remédios e spray pimenta, além de roupas, pneus e outros objetos.

Conforme informações divulgadas pela Polícia Federal, o barco foi avistado cerca de 39 milhas náuticas da orla da capital cearense. Assim que foi detectada, aeronaves da Ciopaer e da Polícia Federal fizeram o cerco aéreo, com apoio de uma embarcação da Marinha, por via marítima. A embarcação e carga foram encaminhadas para a alfândega da Receita Federal no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Os produtos apreendidos passaram por inspeção.

“Nós consideramos importante essa atuação em conjunto com a Marinha e a Policia Federal, especificamente no ambiente marítimo. O uso de aeronaves no ambiente marítimo se deve exatamente pelo grau de investimento do Governo do Estado nas aeronaves do Ciopaer. Isso possibilita que tenhamos uma frota moderna e capaz de operações mar a dentro, tendo em vista que nem toda aeronave é autorizada a fazer esse tipo de ação. É importante mantermos nossas tripulações e aeronaves em condições de atuar nessas missões, não só em operações de segurança publica, mas também de busca e salvamento em resgate no ambiente marítimo”, ressalta o tenente-coronel Marcus Costa, relações públicas da Ciopaer.

Dois ocupantes da embarcação foram presos em flagrante por crime de contrabando, com penas que podem chegar até dez anos de reclusão. Eles foram conduzidos à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

A ação policial teve a partição do Grupo de Pronta Intervenção do Núcleo de Polícia Marítima da PF e contou com o apoio de Navio Patrulha da Marinha do Brasil e das aeronaves do Ciopaer da SSPDS/CE e do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da PF. O patrulhamento marítimo em conjunto tem por objetivo fortalecer a segurança no litoral cearense, com foco na repressão aos ilícitos em embarcações no mar territorial brasileiro.

*Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará