Polícia Militar prende homem e apreende armas, aves e animais silvestres em Novo Oriente

12 de dezembro de 2019 - 17:48 # # #

Dando prosseguimento às ações voltadas para o combate ao crime ambiental, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) de Juazeiro do Norte, realizou uma operação, nessa quarta-feira (11), na cidade de Novo Oriente – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A ofensiva policial resultou na prisão de um homem e na apreensão de cinco armas de fogo, aves e animais silvestres.

Os trabalhos policiais iniciaram por volta de 11 horas, quando os militares foram informados sobre uma residência, localizada no Distrito de Palestina, onde havia animais silvestres mantidos em cativeiro. Após buscas no imóvel, dois periquitos do sertão, um veado-catingueiro e uma espingarda calibre 20 foram apreendidas.

Continuando as diligências, em outra residência, os PMs efetuaram a prisão de Francisco Almeida de Sousa (69). O homem estava em posse de três espingardas calibre 36, uma espingarda calibre 40, diversos cartuchos e recipientes para recarga. O suspeito foi levado para a Delegacia Municipal de Novo Oriente, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Já os animais foram recolhidos e soltos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na Serra das Almas, na cidade de Crateús. Um inquérito policial foi instaurado para averiguar o responsável por manter os animais encontrados em cativeiro.

O que diz a Lei?

Matar, perseguir, caçar, apanhar, ou manter irregularmente em cativeiro animais silvestres, é crime com pena de reclusão de seis meses a um ano e multa. A Polícia Militar ressalta que a população da região pode realizar denúncias através do número 190 ou pelo telefone (88) 3102-1126, que é do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) de Juazeiro do Norte.