Equipe Feminina do Ceará se destaca no 4º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

9 de dezembro de 2019 - 17:08 # # # #

A equipe feminina do Ceará, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Ceará (Samu-Ceará), conquistou a 2ª colocação na prova complexa categoria desenvolvimento, uma categoria composta por equipes que participam pela primeira vez do evento. O resultado das bombeiras e profissionais da área da saúde do Ceará vem do 4º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, que aconteceu em Brasília/DF.

Antes de conquistar o posto de segunda melhor equipe da competição, o time cearense foi campeão na seletiva estadual realizada em junho de 2019 e conquistou a vaga para participar da quarta edição do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, que aconteceu entre os dias 4 a 7 dezembro, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar, em Brasília. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

A prova complexa consiste na simulação de um acidente automobilístico com duas vítimas, uma em estado crítico e outra mais estável, que estão encarceradas (presas nas ferragens) e devem ser retiradas em até 30 minutos. Para a competição, a equipe feminina do Ceará foi composta pela 1º tenente Carolina (comandante), 1º tenente Isabel Cristina, cabo Ana Lília e soldado Leoniza (equipe técnica) e médica Barbara (Samu-Ceará) e soldado Magna (equipe médica).

No desafio, apenas duas equipes eram compostas exclusivamente por mulheres (Ceará e Distrito Federal), disputando com equipes de todo o Brasil. A etapa nacional serviu como seletiva para as equipes representantes no Brasil no Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) em 2020.