Projeto Praia Acessível vence Prêmio Nacional do Turismo 2019 e lança atendimento diário durante alta estação

6 de dezembro de 2019 - 17:47 # # #

O projeto Praia Acessível, que é uma iniciativa idealizada pelo Governo do Ceará, e executada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Prefeitura de Fortaleza e os hotéis Sonata e Cumbuco Beach, venceu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo. O anúncio ocorreu na cidade de Belo Horizonte e reconheceu a iniciativa na categoria Turismo Social.

Em sua segunda edição, o Prêmio Nacional do Turismo tem o objetivo de destacar iniciativas e profissionais que contribuíram para o turismo nacional. Foram premiadas 33 iniciativas em 11 categorias diferentes, criadas para retratar a diversidade do setor. Ao todo, participaram 418 candidaturas vindas de todas as partes do Brasil de entes públicos, privados e do terceiro setor.

Durante a premiação, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, falou sobre a conquista que demonstra reconhecimento ao Programa Mais Infância Ceará. Ela destacou que: “Essa ação, em parceria com as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, além do Hotel Sonata e o Cumbuco Beach, promove a acessibilidade de crianças, jovens, adultos e idosos à praia, por meio do trabalho de profissionais capacitados. É muito importante acompanhar o crescimento do projeto, pois ele foi pensado exatamente com o propósito de trabalhar a inclusão. Parabéns a todos!”.

A Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, também explanou sobre a contribuição do projeto. “É muito estimulante saber que o projeto Praia Acessível foi reconhecido em um prêmio de turismo. Isso nos mostra que a política de inclusão, quando bem executada, nos oferece bons resultados para a população local e atrai pessoas de outros lugares para dela usufruir”, finalizou.

Só na Capital, foram realizados 6.531 atendimentos desde a implantação do Praia Acessível em abril de 2016. O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, ressaltou a parceria com o Governo do Ceará no projeto. “Quero agradecer ao Governo do Estado, ao governador Camilo Santana, que é um grande parceiro da Prefeitura. O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo conseguem ter uma visão integrada, sistêmica, estratégica do turismo”. Ele ainda ressaltou a importância da ação. “O projeto Praia Acessível é talvez o mais bonito da nossa Secretaria, pois nós temos condição de dar assistência a muitas pessoas que nunca tiveram acesso ao mar. E, com ele, já conseguimos levar mais de seis mil pessoas pra tomar um banho de mar na cidade de Fortaleza. Então, esse prêmio é uma grande honra e um grande incentivo para continuar trabalhando pelo turismo na cidade de Fortaleza”, destacou Alexandre Pereira.

Temporada de Férias

O Projeto Praia Acessível iniciará a temporada de atendimento diário durante o período de alta estação. O lançamento será realizado, neste sábado (07), às 9 horas, na estação da Praia de Iracema. Na ocasião, novos materiais e equipamentos como mesas, cadeiras e tendas serão entregues para o uso no projeto que promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. Já os profissionais também receberão novos uniformes e protetores solares. Cadeiras anfíbias e esteiras passaram por manutenção para o melhor atendimento do público.

A solenidade contará com as presenças da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes. O Praia Acessível funcionará todos os dias nos meses de dezembro e janeiro, das 9 horas às 13 horas.

Até o fim de novembro, o projeto realizou 7.272 atendimentos nas estações da Praia de Iracema, em Fortaleza, e no Cumbuco, no município de Caucaia. Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

Lançamento das Férias no Projeto Praia Acessível
Data: 07/12/19
Horário: às 9 horas
Local: Estação de Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho)