Suspeito de estupro de vulnerável contra adolescente que pulou de veículo para escapar de crime é preso pelas Forças de Segurança

4 de dezembro de 2019 - 17:02 # # # # # # #

Mais uma vez a tecnologia aliada ao trabalho da Forças de Segurança resultou na elucidação de um crime em Fortaleza. Um homem suspeito de estupro de vulnerável, contra uma adolescente de 13 anos, foi preso, nessa terça-feira (3), após o veículo dele ser detectado pela inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A abordagem foi realizada pelo motopatrulhamento do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Já as investigações estão a cargo da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PMCE).

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na sede da SSPDS, na manhã desta quarta-feira (4), com a presença da delegada adjunta da Dceca, Yasmin Ximenes; da assessora de comunicação da Polícia Militar do Ceará, tenente-coronel PM Fátima de Paula; e do supervisor do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, tenente-coronel PM Alber Campos.

De acordo com as apurações conduzidas pela delegacia especializada da Polícia Civil, a vítima pulou do veículo para escapar da tentativa de estupro, que aconteceu no bairro Conjunto Ceará – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza, na segunda-feira (2). Após as oitivas e levantamento de informações, as Polícias Civil e Militar iniciaram as diligências, que não cessaram até a captura do suspeito. A vítima, que se submeteu a exame pericial, teve lesões em decorrência da queda do veículo.

Com isso, nessa terça-feira (3), após a Polícia identificar a placa do carro utilizado na ação criminosa, a informação foi inserida no Spia às 13h13min. Pouco mais de três horas depois, às 16h28min, o carro foi detectado pelo sistema e visualizado pelas câmeras do videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “Foi uma resposta imediata e satisfatória. É importante ressaltar que estamos falando de um volume de aproximadamente 1,2 milhão de veículo circulando em Fortaleza”, destacou o tenente-coronel Alber Campos.

Com isso, os operadores realizaram um cerco inteligente, e os policiais militares abordaram o carro modelo Chevrolet Classic, de cor prata, em uma avenida do bairro São João do Tauape (AIS 10). “A partir do momento que aconteceu o crime, as diligências se iniciaram, com objetivo de identificar o veículo do infrator. É importante deixar claro que as buscas se deram sem intervalo, ininterruptamente. Na delegacia de Polícia Civil, a vítima, na companhia de uma psicóloga da Rede Aquarela, reconheceu o investigado. É importante destacar que o procedimento de reconhecimento foi feito nos moldes que determinam o Código de Processo Penal”, destacou a delegada Yasmin Ximenes.

Leandro Abreu de Souza (28) – sem antecedentes criminais

O condutor foi identificado por Leandro Abreu de Souza (28) – sem antecedentes criminais. Inicialmente, ele negou o fato, mas depois mudou a versão e disse que a vítima havia se jogado do carro. Ele foi encaminhado pelos policiais militares à sede da Dceca, onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e lesão corporal dolosa.