Plano de segurança para Ceará e Corinthians contará com 389 agentes

3 de dezembro de 2019 - 17:26 # # # #

A Arena Castelão recebe, nesta quarta-feira (4), às 19h30min, a partida entre Ceará e Corinthians, válida pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo, de vital importância para o alvinegro cearense, deve contar com a presença maciça da torcida e para garantir a segurança dos espectadores e de moradores do entorno do estádio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) organizou um plano especial de segurança para o evento. No total, 389 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A concentração acontece a partir das 16h30min.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos. Além das profissionais da segurança, o evento contará com equipes de forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e também da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Dos 389 profissionais escalados para o jogo, 337 são da Polícia Militar. Destes, 160 atuarão na área interna do estádio, enquanto outros 177 trabalharão na área externa e nas principais vias de acesso da praça esportiva. Composições de unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), além do Policiamento Ostensivo Geral (POG), atuarão no evento.

Pela Polícia Civil, foram escalados 18 agentes de segurança, sendo um delegado, quatro escrivães, 12 inspetores e um técnico. A equipe atuará no posto avançado, que fica no interior da Arena Castelão. As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa, serão levadas para o 13º Distrito Policial (DP). Já pelo Corpo de Bombeiros, foram escalados 34 militares. Ele terão à disposição um veículo Auto Bomba Tanque (ABT) – de combate a incêndios –, além de uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.