Colégio dos Bombeiros tem 19 alunos premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

3 de dezembro de 2019 - 17:38 # # # #

Conhecimento integrado. As partes dialogando entre si. Como de fato as coisas funcionam na Natureza. A proposta da transversalidade e da interdisciplinaridade, que marca a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), foi acolhida de braços abertos pelo alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros este ano. O resultado desse encontro não poderia ter sido melhor: em sua primeira participação na maior olimpíada científica do Brasil, eles saíram com três medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, além de seis menções honrosas.

“Foi o melhor resultado da rede pública federal, estadual e municipal em Fortaleza. Um dos nossos trunfos, sem dúvida, foi a Astronomia, que passou a integrar o currículo da ONC este ano. Aproveitando a bagagem dos nossos alunos do 8º e do 9º anos, multimedalhistas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), dedicamos as aulas de Astronomia deste segundo semestre a uma abordagem integrada com a Física, a Química e a Biologia, focada na Olimpíada de Ciências”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de astronomia da escola e responsável pela preparação dos alunos para a ONC.

“Universo Científico Marvel”

“Assim que voltamos das férias, começamos a ter aula mais temáticas e divertidas, abordando, por exemplo filmes da Marvel, tentando encaixar explicações sobre física, química e biologia com as cenas dos filmes. Essas aulas facilitaram o aprendizado e nos instigaram para aprender”, explica Eduardo Assunção, aluno do 8º ano que obteve medalha de bronze, mesmo disputando com alunos do 9º ano de todo o País.

“A aula dinâmica, com coisas novas e interessantes, algumas até baseadas nos filmes de heróis, aqueles que a maioria conhece e gosta, faz uma junção de aprendizados e diversão na medida certa. É algo que prende a nossa atenção e torna tudo mais interessante”, avalia Bianca Lima, medalhista de prata na ONC.

Para o infinito

Por terem obtido medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia deste ano, vários dos alunos do 9º ano premiados na ONC encontram-se em meio ao processo seletivo para as olimpíadas internacionais de astronomia de 2020. Desde setembro, eles participam de provas online, em disputa com milhares de estudantes do Ensino Médio de todo o País, que ajudarão na escolha dos 20 alunos que representarão o país na Olimpíada Latino-americana de Astronomia, que acontece no México e tem tradicionalmente no Brasil seu maior expoente, e na ainda desafiadora Olimpíada Internacional de Astronomia, que acontece na Colômbia.