Ciops reconhece trabalho de operadores do videomonitoramento que atuam na Capital

3 de dezembro de 2019 - 18:21 # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social (SSPDS), completou 20 anos de atuação, em janeiro deste ano, de olho nos novos desafios e oportunidades na área da Segurança Pública. A dinâmica da Ciops reforça o combate à criminalidade com inovação e tecnologia. Parte importante disso é o fortalecimento do videomonitoramento e da atuação dos profissionais que utilizam a ferramenta. Na manhã desta terça-feira (3), os operadores e controladores do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops se reuniram em um encontro de integração e avaliação dos trabalhos. Na oportunidade, um certificado de destaque operacional foi entregue a uma operadora.

À frente do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, o tenente-coronel Alber Campos classifica a Ciops como um corpo humano vivo, que trabalha em perfeita sinergia. “A Ciops funciona como um corpo humano: nós temos os ouvidos, que são os teleatendentes que recebem as demandas da população, fazem a triagem e repassam para os despachantes, que funcionam como a boca do corpo. São os despachantes que passam as ocorrências para as viaturas. Já o videomonitoramento funciona como a visão. Nós somos os olhos da segurança. É ele que auxilia o policiamento que está lá na ponta a conseguir prender os indivíduos que estão à margem da lei. E os braços e as pernas são nossos policiais, que estão lá no final. São aqueles que estão na viatura trabalhando dia a dia. Nós funcionamos em perfeita sinergia. É um corpo humano que trabalha em harmonia em busca de resultados mais satisfatórios para a população”.

Destaque no mês de novembro pela agilidade e precisão, a operadora Patrícia Queiroz, que integra a equipe do videomonitoramento há quatro anos, é responsável por auxiliar o trabalho dos controladores na análise das imagens e repassar as ocorrências em tempo real para os operadores das câmeras. Ela conta que ficou surpresa ao ser reconhecida com o Certificado de Destaque Operacional do Núcleo de Videomonitoramento. Para ela, o trabalho em equipe faz toda diferença. “É muito gratificante saber que estou contribuindo para a sociedade. Nada disso seria possível se não fosse o trabalho da minha equipe. Graças à agilidade deles e à integração da equipe, nós conseguimos alcançar esse resultado”, revela.

Videomonitoramento

O Estado do Ceará conta hoje com 3.304 equipamentos de videomonitoramento, sendo 2.543 instalados na Capital e 761 em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Há 20 anos, quando a Ciops surgiu, eram apenas quatro câmeras instaladas em pontos da Avenida Beira Mar, na Capital. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza passou para 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço de novos equipamentos e da integração de outros órgãos, hoje, o número de equipamentos saltou para mais de 600 vezes do número inicial, em 20 anos, e mais de 15 vezes em quatro anos. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todas as imagens são interligadas à Ciops, em Fortaleza.

Corpo funcional

Hoje a Ciops, que agrega 12 órgãos de urgência e emergência de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, conta com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e a Secretaria da Administração Penitenciário (SAP). Todos atuam integrados e 24 horas por dia. Para isto, basta ligar os números de emergência: 190, 192 ou 193. O serviço também está disponível caso o cidadão estrangeiro disque 112, usado na Europa, e o 911, usado nos Estados Unidos.