CBMCE capacita profissionais da Polícia Federal como Guardiões da Vida em Salvador

29 de novembro de 2019 - 17:17 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE), por intermédio do major Edir Paixão, realizou a formação para 40 profissionais da área da saúde da Polícia Federal, com o intuito de formar profissionais guardiões da vida. As instruções ocorreram, no II Encontro Nacional de Gestão da Polícia Federal, em Salvador (BA), na última terça-feira (26).

A capacitação teve o intuito de acolhimento mental e de redução da psicofobia, assim como tem por objetivo identificar sinais de alerta e comportamento suicida em profissionais de segurança. Os Guardiões da Vida realizam o encaminhamento aos serviços de saúde, evitando assim, possíveis casos de tentativas de suicídio.

Ao término do treinamento, o major Edir Paixão apresentou ao delegado Delano Cerqueira Bunn, da Polícia Federal, uma proposta de plano de prevenção em suicídio, elaborada pelo coronel comandante geral dos Bombeiros do Ceará Holanda, major Edir Paixão, delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) Evna América, tenente do Exército Brasileiro (Psiquiatra) Carla Brandão, e os capitães Marcos Aurélio, Roberto Hugo e o Alan Lúcio. A proposta será trabalhada em parceria com a Polícia Federal e, ao ser finalizada, poderá ser futuramente utilizada tanto em âmbito nacional da Polícia Federal como no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Em paralelo, outros treinamentos conjuntos entre o CBMCE e a Polícia Federal estão sendo planejados para capacitações em prevenção, intervenção e prevenção ao suicídio. Em caso de crises emocionais, ligue gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida 188. Em situações de urgência e emergência ligue 190, 192 ou 193.