Secretário da SSPDS apresenta palestra sobre “Segurança Pública Assimétrica” em seminário internacional em Brasília

27 de novembro de 2019 - 17:02 # # # # # #

Crédito fotos: Maurício Araújo - SSP/DF

Com a melhoria dos indicadores criminais e o Ceará se destacando cada vez mais como referência nacional, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), André Costa, foi convidado mais uma vez a palestrar sobre as políticas adotadas pelo Estado na área. Dessa vez, o gestor cearense participou do seminário internacional “Um Novo Olhar sobre a Segurança Pública”, em Brasília, no Distrito Federal. Durante o evento, que ocorre até sexta-feira (29), profissionais de diversos países, como Austrália, Argentina, Colômbia, Espanha, França, Estados Unidos, Israel e Paraguai participam de painéis e debates sobre o assunto. O secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, também palestrou sobre as ações adotadas pelo Governo do Ceará na melhoria do sistema prisional.

O seminário, que é promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, tem o objetivo de disseminar experiências exitosas, visando contribuir com o debate sobre as boas práticas voltadas à redução da violência na sociedade, tomando como exemplo ações realizadas em outros estados da Federação e também de outros países, avaliando sua aplicabilidade à realidade brasileira. Nesta quarta-feira (27), André Costa participou do painel sobre “Tecnologias na Gestão de Segurança Pública”. Na ocasião, foram abordados temas relativos às inovações tecnológicas, realidades atuais e perspectivas futuras, que contribuam com o combate e a prevenção à criminalidade, visando reflexões e possíveis soluções para os cenários local e nacional.

Durante a sua apresentação denominada “Segurança Pública Assimétrica”, Costa falou sobre as ferramentas e as estratégias construídas no Ceará e que se apoiam sobre três pilares importantes: mobilidade, território e ciência de dados. Por meio de explicações técnicas e apresentação de números, os participantes conheceram quais as ações que estão em desenvolvimento graças à parceria entre SSPDS, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e demais instituições de ensino superior. O gestor falou ainda sobre o funcionamento do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), das mais de 3.300 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo Ceará, do Big Data da Segurança Pública e do reconhecimento facial da SSPDS, que tem ajudado a Polícia a identificar suspeitos que, por exemplo, apresentam nomes falsos.

“Durante a apresentação, tratamos dos novos desafios da Segurança Pública, especialmente sobre esse trabalho contra as organizações criminosas e as políticas de combate à mobilidade do crime. Destacamos os resultados alcançados pelo Ceará e mostramos como a tecnologia vem sendo utilizada no Estado. Sempre ressaltando que as ferramentas são desenvolvidas por nós, atendendo precisamente às nossas necessidades do dia-a-dia, através da utilização em larga escala por parte dos nossos agentes”, destacou André Costa.

É importante frisar que o Ceará, em outubro de 2019, chegou ao 19° mês de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e ao 29° período de redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Por esses números, a cúpula da Segurança Pública cearense tem sido convidada frequentemente para palestrar em eventos promovidos em outros estados brasileiros e também internacionais.

Além disso, a própria Secretaria da Segurança já foi visitada por diversas instituições para conhecer os modelos de gestão adotados em território cearense, como é o caso de Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).