Bombeiros retiram anel preso em dedo de criança no Eusébio

27 de novembro de 2019 - 17:17 # # #

Militares do Corpo de Bombeiros de Militar do Estado do Ceará (CBMCE), lotados na 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS), sediada no Cambeba, foram acionados, na noite dessa terça-feira (26), para uma ocorrência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Na ocasião, foi solicitada por parte de profissionais da unidade de saúde a remoção de um anel que estava preso no dedo anelar direito de uma criança de quatro anos.

A guarnição, composta pelo 1º tenente Cidreira, pelo subtenente Gonçalves e pelos soldados Faustino e Tavares, deslocou-se para o atendimento da ocorrência na viatura AS-34 (Auto Salvamento – 34). A técnica de abordagem utilizada pela guarnição foi a utilização da mini-retífica. Geralmente, nesses casos há a possibilidade de uso de três técnicas.

Na primeira técnica, é utilizado um protetor de dedo e uma tesoura de cortar vergalhão 12”. Já a segunda é utilizada a técnica do barbante e a terceira se utiliza um material mais refinado, uma mini-retífica com eixo extensor adaptado com disco de corte, pinça cirúrgicas, campo fenestrado, ou seja, usa-se Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Como o dedo estava bastante inchado, optou-se pela técnica utilizando a mini-retífica, sendo operada pela guarnição. Eles serraram o anel, liberando o dedo estrangulado pela peça, sem nenhum trauma a vítima. “Com a retirada do anel preso, a pequena Heloísa ficou muito feliz como se vê nas fotos”, ressaltou o 1º tenente Cidreira.