SSPDS promove minicurso sobre “Mediação de Conflitos”

25 de novembro de 2019 - 18:23 # # #

Representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e de entidades parceiras se reuniram, nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) para o primeiro de dois dias do minicurso sobre “Mediação de Conflitos”. Promovida pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS e mediada pela advogada Rachel de Mesquita Rodrigues, a orientação tem como objetivo preparar os profissionais participantes para atuarem em situações de choque, quando se requer uma capacidade de conversação e convencimento para a resolução e que esta não acarrete danos aos seus envolvidos.

Neste primeiro momento, foram apresentadas as contribuições teóricas e os modelos de mediação. Já na terça-feira (26), segundo dia da capacitação, acontecerá a apresentação das técnicas, habilidades e toda a ética que o mediador deve ter diante da gestão do conflito. “Todos os profissionais, na verdade todos os seres humanos, precisam desenvolver as habilidades socioemocionais para que possam lidar com os próprios conflitos e com os conflitos dos outros”, destacou a Rachel de Mesquita. Rachel também destacou que “quando nos cercamos, desenvolvemos e aprimoramos essas técnicas, nós conseguimos desenvolver melhor e contribuir, fazendo parte desse processo da cultura de paz, que é um movimento tão crescente no Ceará.”

A delegada Manuela Costa, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Maracanaú, destacou o ganho que o minicurso proporciona ao seu trabalho na especializada. “É de extrema importância a temática da mediação de conflitos na seara da DDM, no caso dos conflitos familiares. Muitas vezes nós recebemos demandas que não são de crimes. Então, é necessário a gente estar preparado para conduzir situações nas quais a gente possa estimular o diálogo entre as partes”. Outro participante, o policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope), 1º sargento João Ribeiro, também destacou a importância do encontro para a sua atividade enquanto negociador em casos envolvendo reféns. “É uma ferramenta que podemos usar para resolver problemas, que inicialmente parecem complicados, apenas com as palavras certas, evitando uma ação mais complexa”, destacou o policial.

O evento conta com a participação de representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alec), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, além de servidores da Abips e estagiários da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), da Delegacia de Capturas (Decap), da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Sobre a mediadora

Rachel de Mesquita Rodrigues é advogada colaborativa e sistêmica. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Entre Rios do Piauí (Faerpi). Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Mediadora Extrajudicial. Conciliadora Judicial em formação pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Membro da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem e da Mulher Advogada da OAB/CE. Consteladora Familiar. Facilitadora de Círculos de Diálogo e de Comunicação Não Violenta. Idealizadora do Projeto Florescer – Empoderamento do Ser & Cultura de Paz.

Realiza um trabalho voluntário na Casa da Mulher Brasileira, onde nas últimas quartas-feiras de cada mês, num encontro de 2 a 3 horas, é realizado uma atividade voltada para desenvolver o autoconhecimento e empoderamento das mulheres que estão em atendimento na Casa, com o intuito que elas possam conquistar seu espaço na sociedade e também no mercado de trabalho.