Polícia Civil deflagra operação contra empresa investigada por falsificar certificação de gás em Fortaleza e Natal

21 de novembro de 2019 - 17:28 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação contra uma empresa investigada por falsificar documentos de certificação de gás em processo de aquisição pelo Estado. As ações policiais da Operação Hélio 6.0 foram conduzidas pelo Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) e dos Corpos de Bombeiros Militar dos Estados do Ceará (CBMCE) e Rio Grande do Norte (CBMRN). Ao todo, cinco locais apontados pelas investigações foram alvos de mandados de busca e apreensão, em Fortaleza e Natal (RN).

Os investigadores da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) chegaram ao nome da empresa distribuidora de gás, sediada no bairro de Candelária, em Natal, após receberem relatório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) comunicando a suspeita sobre a documentação apresentada pela empresa que certificaria a qualidade do gás hélio ultrapuro 6.0, em processo de aquisição para utilização do órgão de perícia cearense.

Após ser questionada por servidores da Pefoce, a empresa potiguar forneceu documentos e certificações alegando que o produto em questão estaria em conformidade com os padrões de qualidade. A partir deste retorno, a Pefoce entrou em contato com a empresa responsável pela fabricação e certificação do gás, que negou qualquer emissão de certificado de qualidade para a distribuidora potiguar. Tampouco os modelos de certificados emitidos pela empresa coincidiam com os originais da empresa certificadora.

Diante das inconsistências dos documentos, a Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) reuniu outras provas da possível prática de crime contra a administração pública que colaborassem para o deferimento dos mandados de busca e apreensão em alvos da empresa, que incluíram a sede e endereços dos proprietários. Os mandados da Operação Hélio 6.0 foram cumpridos em Fortaleza e em Natal, onde foram recolhidos diversos documentos, bem como cilindros utilizados para armazenar os gases. Todo o material será analisado no curso das investigações. Após a detecção da inconsistência e início das investigações, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) suspendeu o processo de aquisição.

Os documentos e selos apreendidos serão enviados para o Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce, para verificar a autenticidade do material recolhido, no intuito de descobrir se houve manipulação ou adulteração nos dados, nas assinaturas, nos selos, entre outros detalhes.