Polícia Civil recupera celulares e prende suspeito de receptar os aparelhos

19 de novembro de 2019 - 16:45 # # # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 7° Distrito Policial (DP), resultou na prisão de um homem em flagrante pelo crime de receptação, além das apreensões de cinco celulares, entre eles, aparelhos oriundos de furto. A ação ocorreu, na manhã desta terça-feira (19), no bairro Pirambu, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

Após uma investigação sobre aparelhos celulares furtados, a equipe de policias civis do 7° DP, chegou até um homem identificado como Alexandre Barroso da Silva (39), sem antecedentes criminais. De acordo com levantamentos policiais, o homem possuía uma loja no Centro de Fortaleza, onde comercializava os aparelhos.

Após diligências serem realizadas, ele foi detido no bairro Pirambu. Com ele, a Polícia Civil apreendeu cinco celulares sem nota fiscal. Diante dos fatos, o infrator e os aparelhos foram levados para a unidade policial que cobre a região. Na delegacia, Alexandre foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.

Importância do BO

A Polícia Civil reforça a importância do registro de Boletim de Ocorrência, por parte das vítimas, para dar continuidade a investigações sobre roubo e furto de celulares. O registro pode ser feito em qualquer delegacia. Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrição.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips.

A população também pode contribuir repassando informações que possam ajudar nos trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-2232‬, do 7º Distrito Policial (DP).