Sete armas de fogo são apreendidas pela PM e casal é preso na Região Metropolitana de Fortaleza

18 de novembro de 2019 - 16:32 # # # #


Visando o combate às ações criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu um arsenal na manhã desta segunda-feira (18), na cidade de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. Durante a ofensiva, que ocorreu na localidade de Tapera, os policiais militares prenderam um casal, que foi autuado em flagrante na Delegacia Metropolitana da cidade. No total, as guarnições apreenderam sete armas de fogo.

A ação contou com policiais militares lotados no 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM) e de uma equipe da Assessoria de Inteligência (Asint) também da PMCE. Após informações de pessoas em atitude suspeita em uma viela da região, os policiais militares diligenciaram até o local, onde encontraram um casal. Na abordagem, ambos demonstraram muito nervosismo, mas concordaram com a entrada da PM na residência. Por meio de buscas, os policiais apreenderam uma bolsa, em um dos quartos, com armas. Já em outro cômodo, na cozinha, uma segunda bolsa também foi encontrada contendo mais uma arma e munições.

Já no quintal, os profissionais de segurança localizaram outras armas de fogo, dessa vez do tipo longa. No balanço total, foram apreendidas: uma metralhadora calibre 9mm, uma metralhadora artesanal, duas espingardas (uma calibre 12 e outra artesanal), duas pistolas calibre .40, um revólver calibre 38, quase 500 munições de calibres diversos, como 762, 556, .380, .38, .40, .12 e 9mm, além de carregadores, aparelhos celulares e uma balaclava.

O casal foi identificado por Gleiciano Dantas da Costa (25) – com antecedente criminal por roubo; e Jamile Vitória Teixeira Catão (23) – sem antecedentes criminais. Ao serem questionados, os suspeitos não informaram de quem eram as armas. No entanto, há indícios que as armas pertencem a uma organização criminosa e que foram utilizadas em homicídios, no município. Fato que será aprofundado após as armas serem periciadas na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O caso foi levado à Delegacia Metropolitana de Aquiraz, onde o casal foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil agora dará continuidade aos trabalhos policiais.