Oficiais da PMCE participam de Curso Estratégico de Policiamento Comunitário na Aesp

18 de novembro de 2019 - 17:29 # # # # #

Com o intuito de fortalecer o policiamento comunitário no Estado do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (18), a segunda turma do Curso Estratégico de Policiamento Comunitário. 37 oficiais da Polícia Militar do Ceará, que atuam como comandantes de companhias, batalhões e de Áreas Integradas de Segurança (Uniseg), participam desta capacitação que segue até o próximo dia 22.

A aula inaugural aconteceu na sede da Aesp e foi ministrada pelo sociólogo Roberto Briceño-León, que falou sobre os homicídios na América Latina, analisando diferentes variáveis como a pobreza, a desigualdade social e outras explicações sociais sobre esta problemática.

Segundo o assessor de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará (APCOM), capitão Messias Mendes – que também coordena o curso – a ideia da capacitação é qualificar os gestores de segurança pública para padronizar as ações e aproximar cada vez mais sociedade e as forças de segurança.

“A proposta do curso é aperfeiçoar e impulsionar a linguagem, as técnicas e os métodos da Polícia para tratar a violência principalmente em microterritórios, onde a gente sabe que existe um grande número de pessoas que estão ali por coação por um pequeno grupo de criminosos que se arvoram da violência e da tirania para impor suas próprias vontades, negando o direito fundamental dessas pessoas. Então, o Estado tem que chegar ali como um garantidor e um escudo dessas pessoas, mas isso é um trabalho que exige muita habilidade e perícia dos profissionais de segurança”, ressaltou Messias Mendes.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do curso, serão 40 horas de treinamento, com aulas teóricas e práticas que abordam desde a filosofia de polícia comunitária; estratégias de policiamento; fundamentação sociológica da atividade de prevenção especializada, até a rede de atenção e cuidado como estratégia de segurança pública, entre outros conhecimentos importantes para os gestores de segurança pública.

Outro ponto abordado no curso é a utilização da comunicação-não-violenta como ferramenta de melhoramento das ações policiais em território de alta vulnerabilidade. “A polícia de proximidade é uma polícia de relacionamento, que está na rua interagindo, então é muito importante que o policial compreenda essa grande potência que é a linguagem. Parece uma coisa muito obvia, mas tem um poder enorme. Até a entonação da voz torna-se uma ferramenta policial. A forma de falar e de tratar o cidadão muda todo o feedback da população. Nós queremos que esse tipo de linguagem seja uma aliada, uma aliança com a comunidade que consiga trazer mais colaboração junto a polícia”, destacou Messias Mendes.

Também estiveram presentes durante a aula inaugural a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, tenente-coronel PM Asmenha Torquato e o subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará coronel Manuel Ozair Santos Junior.

Disseminação do conhecimento e fortalecimento da Filosofia de Polícia Comunitária

Esta é a segunda turma do Curso Estratégico de Policiamento Comunitário promovido pela Aesp. Em agosto, 36 agentes de segurança concluíram a capacitação, incluindo 24 policiais militares do estado do Ceará; sete policiais civis do estado do Ceará; dois policiais militares do estado do Rio Grande do Norte, um da Paraíba, um do Piauí e outro do Paraná. Sendo grande parte dos alunos comandantes de batalhões e chefes de delegacias especializadas, que poderão atuar como multiplicadores do conhecimento em suas unidades.