Secretário da SSPDS apresenta na FCDL ações de segurança voltadas ao comércio do Estado

11 de novembro de 2019 - 17:47 # # # # # # #

Como parte da política da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que preza pelo envolvimento de outras instituições na construção de estratégias voltadas ao tema no Estado, o secretário da SSPDS, André Costa, se reuniu na tarde desta segunda-feira (11) com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro. A reunião contou ainda com a participação dos chefes das vinculadas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Academia Estadual de Segurança Pública e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública), além de representantes da diretoria e associados da FCDL-CE.

O encontro visou à apresentação das ações adotadas pela pasta em todo o território cearense e como isso tem impactado na redução dos indicadores criminais. Um dos principais focos foi o Centro de Fortaleza, onde há um aumento no fluxo de pessoas no fim de ano. Em torno de 50 pessoas assistiram presencialmente a palestra do secretário da SSPDS, que também foi transmitida para 83 municípios do Interior do Estado. O gestor falou sobre a Nova Estratégia de Segurança Pública (Nesp) do Governo do Ceará, que consiste na criação de um novo caminho, que visa o combate à violência no Estado por meio da inovação, integração, coordenação e responsabilização em diferentes níveis.

“São estratégias e políticas construídas nos últimos anos, que envolvem, inicialmente, todo um investimento e a valorização dos nossos profissionais. E para apoiar o trabalho desses profissionais, nós fizemos um forte investimento em tecnologia para potencializar os trabalhos da Segurança. Com isso, o Ceará tem sido referência nessa parte tecnológica e estamos construindo todas as ferramentas de inteligência artificial e de big data para o país, via Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que contratou o nosso Estado para que pesquisadores policiais e não-policiais desenvolvessem ferramentas que serão fomentadas para todo o país”, destacou.

O gestor apresentou ainda a redução indicadores criminais do Estado, como os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que no mês de setembro chegou ao seu 28° mês de redução. Na Área Integrada de Segurança 4, que abrange, além do Centro, os bairros Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Farias Brito, Jacarecanga, Monte Castelo, Moura Brasil, São Gerardo e Vila Ellery, o CVP registrou uma queda de 11,3%, de janeiro a setembro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado, indo de 2.725 para 2.417. O balanço positivo segue a mesma redução alcançada em comparação ao ano de 2017 e 2018, quando a queda foi de 31,3%, indo de 3.966 para 2.725, respectivamente.

“Todo ano nós temos um planejamento que é feito, por meio de um reforço maior na segurança, com foco aqui no Centro (de Fortaleza), que é área que concentra a maior população flutuante da cidade e corresponde a um dos maiores PIBs do Ceará. Então sabemos que é um local estratégico para o crescimento do Estado, para a geração de riqueza e de renda. Mas também trabalharemos para levar esse planejamento para outras cidades do Interior, que atraem clientes que buscam esses grandes comércios para o fim do ano”, pontuou.

O presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, aproveitou para elogiar o trabalho feito pelo Governo do Ceará. “Com persistência, capacidade e inteligência, nós podemos comemorar, hoje, números extraordinários. O Governo do Ceará está de parabéns. Então, é muito importante que como o secretário nos recebeu durante os momentos de dificuldade, que nós possamos nos reunir também durante um momento de comemoração. A solução não está apenas no enfrentamento, mas também na prevenção e na inteligência”, finalizou.