Segurança no Clássico-Rei contará com a participação de mais de 600 profissionais

8 de novembro de 2019 - 18:16

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece, neste final de semana, e marca a realização do segundo Clássico-Rei, válido pela competição. Às 19 horas deste domingo (10), a Arena Castelão recebe Fortaleza e Ceará para uma partida que promete emoções para tricolores e alvinegros. Com a expectativa de grande presença de público, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) organizou um plano especial de segurança, que contará coma a participação de 605 profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O evento esportivo também vai contar com a atuação de integrantes das forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Dos mais de 600 profissionais, 550 são do quadro da Polícia Militar, sendo que destes 278 estarão na área interna da Arena Castelão, enquanto os 272 restantes atuarão nos arredores da praça esportiva e serão distribuídos nas principais vias de acesso ao estádio e também nos terminais de ônibus da Capital. Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) estão escalados para o trabalho no evento, além de PMs do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades do estádio.

Pela Polícia Civil, foram escalados 21 profissionais. Destes, 16 atuarão no posto avançado que fica no interior da Arena Castelão, sendo um delegado, dois escrivães, 12 inspetores e um técnico. Os outros cinco – um delegado, dois escrivães e dois inspetores, trabalharão em regime especial de plantão a partir das 16 horas, no 16º Distrito Policial (DP) – na Avenida Alberto Craveiro, 1670. Ocorrências alheias ao evento, registradas na área de atuação do 16º DP no expediente normal, deverão ser encaminhadas ao 13º Distrito Policial (DP), unidade plantonista da PCCE que atende a região.

O Corpo de Bombeiros Militar contará com 34 profissionais no evento. Os militares terão à disposição uma viatura resgate, uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma viatura de salvamento, uma ambulância e um micro-ônibus. Além da PMCE, da PCCE e do CBMCE, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.