Profissionais de segurança concluem Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar

8 de novembro de 2019 - 18:46 # # # # #

Dez bombeiros militares do Ceará, cinco policiais militares do Ceará e um oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás concluíram, nesta sexta-feira (8), o Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A solenidade de encerramento aconteceu nesta manhã, na sede da Aesp, e reuniu formandos e familiares.

O treinamento, de 688 horas/aula, ocorreu entre os dias 2 de setembro e 8 de novembro e repassou conhecimento sobre procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida. Além de instruções de Anatomia e Fisiologia Humana; Busca e Resgate de Vítimas; APH (Atendimento Pré-Hospitalar) em Vítima de Afogamento e busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC).

Segundo o comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do CBMCE, tenente-coronel BM Francisco Albert Einstein Lima Arruda, que coordenou o curso, a capacitação é essencial para atualizar os bombeiros com técnicas modernas e eficazes das diversas áreas de salvamento, além de atender uma determinação do Ministério da Saúde.

Treinamento Real

Albert destaca que, durante o curso, Fortaleza, passou por uma ocorrência que envolveu estrutura colapsada – que foi o desabamento do Edifício Andrea, ocorrido no último dia 15, no bairro Dionísio Torres – e os alunos participaram das 102 horas de operação de busca e resgate de vítimas do desabamento.

“Existe uma cadeira de introdução ao atendimento no BREC (resgate em estruturas colapsadas) e os alunos tinham acabado de ter o conhecimento de como atuar no Brec e logo em seguida o prédio (Andrea) desabou, os alunos foram imediatamente retirados da instrução e mandados para fazer a operação, porque esse conhecimento do Brec ainda é muito novo no Ceará. Em teoria, essa aqui é a segunda turma do Brec que existe aqui no Ceará. A primeira turma foi a turma do Resgate anterior”, explicou o coronel Albert.

O tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Charles, que atua no Cotar – 4º BPChoque – Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), participou do curso e avaliou positivamente a capacitação. “O curso durou dois meses e foi bem intenso, com instruções teóricas e práticas. Como policiais militares, tiramos serviço junto com os bombeiros nas praias, em ambulâncias, em atendimentos no interior e tivemos a oportunidade de participar da operação no Edifício Andrea em cinco dias intensos em conciliar a parte teórica com a prática. Foi um conhecimento fora da nossa realidade que agora nós temos que multiplicar”, declarou o oficial.