Evento sobre segurança da informação na UFC recebe palestra do superintendente da Supesp

8 de novembro de 2019 - 18:46 # # # #

Diante de professores, alunos e convidados da Universidade Federal do Ceará (UFC), o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, palestrou no evento Root RSI, na tarde desta sexta-feira (08), sobre o tema “Guerra Híbrida e Ciberdefesa”. O evento, que acontece nos dias 08 e 09 de novembro, é considerado o maior encontro de segurança da informação de Fortaleza. Na ocasião, foram apresentadas aos participantes as ferramentas e estratégias construídas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre três pontos importantes: mobilidade, território e ciência de dados.

Durante a apresentação, Aloísio palestrou por uma hora e falou sobre como a guerra híbrida evoluiu e trouxe aspectos para a nossa rotina sobre como lidar com fake news e ataques de vírus a computadores, além de falar sobre a importância do estudo de informação nesse confronto moderno existente. O superintende ressaltou que “toda adaptabilidade entre segurança pública moderna e as universidades é importante para levar o profissional da área ou graduando a refletir sobre a ciência de dados”.

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que foi criada com a função de subsidiar a SSPDS, é a responsável pela estratégia de segurança pública, por meio de conhecimentos, mapas, análises e pesquisas, que permitem a tomada das melhores decisões.

O evento

O evento Root RSI acontece entre os dias 08 e 09 de novembro, no Departamento de Computação do Campus do Pici, das 08 às 18 horas. O encontro, que é considerado o maior de segurança de informação na Capital Cearense, é realizado anualmente e esse ano traz uma nova experiência de interação entre comunidade acadêmica e mercado de segurança da informação.

O Root RSI é organizado pelo projeto de extensão “Residência em Segurança da Informação (RSI)” e coordenado pelo professor Emanuel Bezerra Rodrigues, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC).