Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio capacita profissionais de segurança pública

8 de novembro de 2019 - 18:38 # # # # # #

 Encerrou, nesta sexta-feira (12), a segunda turma do Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O treinamento, de 40 horas/aula, aconteceu entre os dias 4 e 8 de novembro e capacitou 11 bombeiros militares, seis policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará e uma psicóloga da Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com uma doutrina baseada na escuta e no diálogo, o treinamento abordou desde conhecimentos teóricos, como aspectos jurídicos e teoria da abordagem técnica e tática a tentativas de suicídio; até instruções de rapel e diversos exercícios práticos, que simulavam ocorrências reais.

“No curso, nós temos instruções para fazer intervenções em tentativa de suicídio e prevenção, baseado na escuta e no diálogo, que é o nosso principal método, além dos métodos tradicionais de abordagem tática, mas é muito focado na escuta e no diálogo. Então, os profissionais saem hoje preparados para agir na prevenção, como guardiães da vida, que são os gatekeepers, e também para intervirem em situação de crise iminente de possíveis consumação de suicídio”, explicou o coordenador do curso, capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Alan Lúcio Alencar de Andrade.

Para o oficial, a iniciativa é uma forma de prevenir e combater o suicídio, que é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e mostra a preocupação da Secretaria da Segurança Pública e de suas vinculadas com o tema. “O curso inicialmente foi voltado para bombeiros militares terem essa capacitação para atendimento às ocorrências dessa natureza, entretanto, com a evolução, a gente viu a necessidade de integrar o sistema de segurança pública em prol da vida. Nós não temos nenhum caso até hoje, desde que nós iniciamos esse curso de cometimento de suicídio, após a abordagem de uma pessoa formada no curso, então a gente acredita que o método está funcionando e está sendo de muito sucesso”, destacou o capitão Alan.

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo. A prevenção é fundamental para reduzir esses números e reverter essa situação.

O Centro de Valorização da Vida – CVV é uma das instituições que atuam no Brasil, realizando apoio emocional e prevenção do suicídio. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.