Plano de ação para Ceará e Internacional terá atuação de 470 profissionais de segurança

6 de novembro de 2019 - 16:58 # # # # # #

A Arena Castelão receberá, na noite desta quinta-feira (7), a partida entre Ceará e Internacional, válida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2019. Para o jogo, marcado para as 19h30min, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano especial de segurança que contará com a atuação de 470 profissionais das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A ação terá ainda a participação efetiva de equipes das forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e também da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A concentração do efetivo terá início às 16h30min. Para o evento foram escalados 434 policiais militares, destes 159 com atuação na área interna do estádio, enquanto os 275 restantes atuarão na área externa e nas principais vias de acesso à praça esportiva, além dos terminais de ônibus da Capital. Participarão da ação, composições das unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos.

Pela Polícia Civil, atuarão 16 profissionais, sendo um delegado, quatro escrivães, dez inspetores e um técnico. Todos atuarão no posto avançado que fica no interior da Arena Castelão. Ocorrências registradas nas imediações da praça esportiva poderão ser encaminhadas às unidades plantonistas que atendem à região, como o 30º e 13º Distritos Policiais (DPs). O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com 20 profissionais, que terão à disposição um veículo de combate a incêndio, uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.