Praia Acessível realiza mais de 7 mil atendimentos em Fortaleza e Caucaia

4 de novembro de 2019 - 17:52 # # #

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Com idealização do Governo do Ceará na promoção da acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, o projeto Praia Acessível vem beneficiando os usuários nas estações de Fortaleza e Caucaia, ultrapassando a marca de 7 mil atendimentos até o fim de outubro. A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

“O Praia Acessível vem mudando a vida de muitos cearenses que hoje podem aproveitar o lazer da praia e ter a convivência com outras pessoas na mesma realidade, inclusive de outros estados. É muito importante acompanhar o crescimento do projeto, pois ele foi pensado exatamente com o propósito de trabalhar a inclusão”, ressaltou a primeira-dama Onélia.

A iniciativa oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos das prefeituras, foram capacitados e atuam no projeto.

No Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza, foram atendidos 6.340 usuários de abril de 2016 ao fim de outubro, onde o Governo do Ceará conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata. Já na Praia do Cumbuco, em Caucaia, foram realizados 676 atendimentos de junho de 2018 a outubro de 2019. Nesse caso, o Estado tem como parceiros a Prefeitura de Caucaia e o Cumbuco Beach.

Alta estação

Para atender as férias escolares e a demanda turística, o projeto Praia Acessível, em funcionamento no Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza, e na Praia do Cumbuco, em Caucaia, amplia durante a alta estação (janeiro, julho e dezembro) os dias de atividades, passando a atender diariamente, de segunda a segunda, das 9 horas às 13 horas.

Funcionamento do Projeto Praia Acessível
Dias: Quarta a domingo
Horário: 09h às 13h
Local: Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho) / Cumbuco – Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)