Bombeiros do Ceará realizam Curso de Salvamento Veicular em Fortaleza

4 de novembro de 2019 - 17:42 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorros de Urgência (BSU) e em parceria com a Holmatro Brasil, promoveu, em Fortaleza, o Curso de Salvamento Veicular, no período de 28 de outubro a 1º de novembro de 2019. A formação teve como objetivo apresentar a nova diretriz operacional para a abordagem de vítimas de acidentes automobilísticos. Ao todo, 31 militares participaram do curso, entre bombeiros do Curso de Resgate, bombeiros do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), da 1ªCia/2º BBM (Maracanaú), da 5ªCia/3ºBBM (Itapipoca), da 4ªCia/4ºBBM (Quixeramobim), da Policia Militar do Ceará (PMCE) e um bombeiro Militar do Estado de Goiás.

As aulas teóricas e práticas ocorreram na sede do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), com carga horária de 40 horas/aula. Dentre os diferentes temas abordados nas aulas, ficou evidenciado a nova diretriz operacional para a abordagem de vítimas de acidentes automobilísticos. Os cuidados com a segurança dos bombeiros militares, por meio do gerenciamento de riscos presentes na cena do acidente, a estabilização dos veículos com os novos equipamentos e aparelhos, o acesso seguro dos socorristas ao interior do veículo para abordagem inicial do acidentado, as diferentes técnicas de abertura para retirada da vítima foram treinadas intensivamente.

“A partir de uma postura operacional diferenciada, nossas guarnições de serviço estarão aptas a desenvolver uma melhor resposta às vítimas de acidentes de trânsito”, destacou o tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros do 2º BBM, que passou a contar em seu efetivo com oito especialistas em salvamento veicular.

O instrutor principal do Curso foi o subtenente Djacy, instrutor em salvamento veicular credenciado pela Holmatro Mundial, com curso nos Estados Unidos, além de instrutores do BSU, o tenente-coronel QOBM Albert Arruda, comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), sargento Lemos, cabo Lima Neto e soldado A. Rodrigues.