SSPDS mobiliza equipes para pôr em prática Plano de Segurança do Enem 2019

1 de novembro de 2019 - 17:54 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) mobiliza mais de 600 profissionais das vinculadas Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), neste domingo (3), para pôr em prática a Operação Enem 2019. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram transportadas para 27 pontos de unidades distribuidoras em todo o Estado, no início desta sexta-feira (1º). Ao todo, 711 escolas de 110 municípios do Ceará estão preparadas para o primeiro dia de aplicação da prova nacional, no próximo domingo (03).

A coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Adriana Arruda, acredita que a operação ocorrerá com muita tranquilidade. “Estamos trabalhando incansavelmente no intuito de manter a mais perfeita ordem na aplicação das provas do Enem, deste ano. Diversos agentes de segurança estão envolvidos na operação para que todas as etapas de logística e segurança ocorram com muita tranquilidade, garantindo que os estudantes possam fazer as provas sem maiores preocupações”, destaca.

Além das vinculadas da SSPDS, participam da operação de logística a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Exército Brasileiro, Secretaria da Educação (Seduc), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Enel, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec). Representantes de todas as entidades comporão o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), instalado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS, em Fortaleza.

O GGI terá a missão de gerenciar, de modo integrado, os eventuais incidentes, com objetivo de centralizar o atendimento e direcionar as ocorrências para a tomada de decisão por parte das autoridades envolvidas no evento, respeitando as atribuições de cada instituição. Todas as ocorrências serão acompanhadas em tempo real. Os representantes do GGI irão acompanhar o trajeto dos veículos responsáveis pelo malotes de provas, que serão escoltadas por viaturas da Polícia Militar, a partir das primeiras horas do domingo.