Bombeiros Militares do Ceará participam do CONAGIF em Mato Grosso do Sul
1 de novembro de 2019 - 16:14 #CBMCE #Comitê Nacional de Gestão Contra Incêndios Florestais #CONAGIF
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou da criação do Comitê Nacional de Gestão Contra Incêndios Florestais – CONAGIF, no último dia 29 de outubro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Por ocasião da reunião de fundação do CONAGIF, participaram Bombeiros Militares de 13 Estados da Federação e do Distrito Federal. Aproveitando o Wildfire 2019, evento realizado de 28 de outubro até esta sexta-feira (01), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o CONAGIF se desenvolveu paralelamente, durante a 7ª Conferência Internacional Sobre Incêndios Florestais. O Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Eduardo Holanda, participou dos eventos.
O objetivo das discussões efetivadas entre as corporações coirmãs é o de criar um Sistema Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais, tomando por base os biomas existentes no país. Cada corporação deve fazer um estudo particular para apresentar em seminários locais e regionais para, fechando o ciclo, acontecer a criação de uma diretriz nacional de prevenção e combate a incêndio florestal em cada um dos biomas, a partir dos estudos consolidados. A pretensão, portanto, seria a de padronizar o combate aos incêndios florestais.
“Nossa proposta é fortalecer os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil para atuarem de forma ainda mais técnica e padronizada em todo o território nacional, integrando as corporações aos vários órgãos ambientais e demais instituições que atuam na área florestal. Acreditamos que com uma melhor estrutura e operando conjuntamente, estaremos oferecendo um serviço ainda melhor, mais resolutivo e eficiente em relação às questões ambientais, considerando-se que tais ações repercutiriam positivamente junto à população”, disse o secretário executivo do Comitê Estadual do Fogo, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Coronel BMMT RR Paulo André da Silva Barroso.
O CONAGIF também atuará, paralelamente, realizando diagnósticos atualizados sobre a situação das instituições militares frente às operações de proteção ambiental. A partir das deliberaçãoes efetivadas nas duas primeiras sessões do CONAGIF, um plano nacional consolidado será elaborado e apresentado ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM, durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), que acontecerá no período de 12 a 14 de novembro, em São Luís, no Maranhão.
O Estado do Ceará participou do evento, enviando os oficiais Ten Cel BM Nijair, Cmt do 4° BBM – Iguatu, o 1° Ten BM Sócrates, do 5° BBM – Crato e o 1° Ten BM Teixeira, do Centro de Engenharia e Prevenção de Incêndio – CEPI. O próprio Cmt Geral da Corporação, Cel Holanda, prestigiou o evento, compondo a delegação.