Duelo entre Ceará e Vasco vai contar com homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar

25 de outubro de 2019 - 17:24 # # # #

A partida entre Ceará e Vasco, válida pela 28º rodada do Campeonato Brasileiro, vai contar com uma homenagem especial aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), durante o trabalho de resgate às vítimas do desabamento do edifício Andrea. A partida acontece, neste sábado (19), às 17 horas, na Arena Castelão. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) preparou um plano operacional para garantir a segurança de todos os torcedores que forem assistir ao jogo. Ao todo, estarão presentes na ação, 366 profissionais de segurança pública.

A atuação das forças de segurança terá a participação de efetivos das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Dos 366 profissionais de segurança escalados para a operação, 334 são policiais militares, destes 174 atuarão na área interna, e 160 farão a segurança nos arredores da Arena Castelão, assim como em terminais de acesso ao estádio.

Entre as composições que farão parte do plano de segurança, estarão policiais militares lotados nas unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais conflitos.

Pela Polícia Civil, 13 profissionais, sendo um delegado, quatro escrivães, sete inspetores e um técnico. Eles atuarão no posto avançado que fica no interior da Arena Castelão. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) escalou 19 bombeiros. Eles terão à disposição um veículo de combate a incêndio, uma ambulância de resgate e um micro-ônibus. Além de equipes das vinculadas da SSPDS, também estão escalados agentes das forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Homenagem

Antes da partida, haverá uma homenagem aos bombeiros militares que trabalharam no resgate às vítimas do desabamento do edifício Andrea, durante a última semana. Onze bombeiros militares entrarão em campo, junto aos atletas da equipe cearense antes do início da partida. O trabalho incessante dos bombeiros contou com cerca de 350 profissionais de segurança, entre a terça-feira (15) e o sábado (19), dia em que o último corpo foi retirado dos escombros. Durante os dias de trabalho das forças de segurança, sete pessoas foram resgatadas com vida.