Aesp forma 4º turma do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para bombeiros militares

24 de outubro de 2019 - 16:13 # # # #

Só este ano, a Aesp já formou cerca de 100 novos vistoriantes para atuar no CEPI/CBMCE

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) formou, nessa quarta-feira (23), a 4ª turma do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para bombeiros militares do Estado do Ceará, de 2019. O treinamento ocorreu, entre os dias 7 e 23 de outubro, e formou 25 novos vistoriantes para atuar no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A solenidade de encerramento aconteceu na tarde de ontem, no auditório da Academia e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; do comandante adjunto do Cepi, tenente-coronel BM Wagner Maia e do coordenador do curso, major BM Joel de Abreu Nobre.

Somando as quatro turmas do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas realizadas pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, neste ano, já foram formados cerca de 100 novos vistoriantes para atuar no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE.

“Encerrando hoje a 4ª turma do Curso de Habilitação em Vistoria Técnica estamos selando um ano de grande estruturação do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio. Nós trilhamos esse caminho desde o planejamento que fizemos ano passado, onde nós priorizamos a reestruturação dos quartéis do Interior. Setenta por cento do efetivo dos alunos destes quatro cursos são do interior. Além desse conhecimento técnico e de estarmos fazendo o nivelamento de Capital e Interior, dez viaturas também foram alocadas nas AIS (Área Integrada de Segurança) do Interior, e isso faz que a prevenção, que era muito forte na Capital, agora seja muito forte também em todo o Estado. Com isso, nós conseguimos alongar o braço da prevenção e diminuir os incêndios no Estado de Ceará”, destacou o comandante-adjunto do CEPI, tenente-coronel BM Wagner Maia, durante a solenidade.

O CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

O CEPI disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp também foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101-2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros Militar pode obter informações.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos é de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.