Secretário da SSPDS abre “X Simpósio Nacional de Material Bélico das Polícias Militares”

22 de outubro de 2019 - 17:58 # # #

O secretário André Costa, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), ministrou, nessa segunda-feira (21), a palestra de abertura do Simpósio Nacional de Material Bélico das Polícias Militares. O evento, que está em sua 10ª edição e acontece pela primeira vez em solo cearense, tem como objetivo apresentar as tecnologias em armamentos e equipamentos de segurança, com ênfase para as tecnologias de menor potencial ofensivo, munições e equipamentos de proteção individual.

Na ocasião, o titular da SSPDS destacou o trabalho desenvolvido no Estado, com destaque para a parte estratégica, tecnológica e bélica, assim como a aquisição de novos armamentos para as Forças de Segurança cearenses. “Falamos da estratégia implementada aqui no Ceará na área da Segurança Pública. Explicamos a parte bélica, destacando que nós fomos o primeiro Estado a concluir uma licitação internacional para a compra de pistolas 9 mm e .40, e também a aquisição de fuzis 556 e 762, também importados”, disse.

André destacou a importância do evento para a troca de experiências, já que representantes de todos os estados da Federação participam do Simpósio. “O simpósio é muito importante para a troca de experiências. Temos muitas empresas expondo os seus produtos, como armamentos curtos e longos, munições, sejam elas letais e ainda as menos letais e outros tipos como espargidor de pimenta e armas de choque, e também a parte de coletes balísticos, várias novidades nessa proteção do policial”, comentou o titular da Pasta. “É ainda um momento para conhecer esses produtos, com isso facilitar as licitações na parte de logística, para que possam ser definidos os melhores materiais”.

O comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila, também presente no evento, destacou que o evento “tem uma grande importância no ponto de vista institucional, uma vez que é uma oportunidade em que se reúnem oficiais militares de todo País, para se discutirem temas de extrema relevância na área operacional das atividades policiais militares, em especial a questão relacionada ao material bélico”. O coronel citou ainda as “Câmaras Temáticas”, destinadas à discussão de assuntos relevantes às atividades policiais.

Para o coronel Alexandre, ao sediar um evento dessa magnitude, “o Ceará, mais uma vez, se mostra em destaque, no tocante ao debate relacionado a estratégias e meios letais e de menor poder ofensivo, na resolução de ocorrências policiais em todo Brasil.”

Simpósio de Oficiais de Material Bélico da Polícia Militar

O evento acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, e tem como objetivo apresentar as tecnologias em armamentos e equipamentos de segurança, com ênfase para as tecnologias de menor potencial ofensivo, munições e equipamentos de proteção individual. O evento será dividido em três momentos: Câmaras Temáticas, Palestras voltadas aos profissionais de segurança pública, e Feira Expositiva. Além das Empresas Nacionais, esta edição do Simpósio terá a participação de empresas dos Estados Unidos, França, Índia e Israel. Ao final do evento, cada oficial participante receberá um certificado e será escolhida a próxima cidade a receber o Simpósio.

X Simpósio de Oficiais de Material Bélico da Polícia Militar
Local: Hotel Gran Mareiro – Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro, Fortaleza – CE
Data: 21 a 25 de outubro de 2019
Link de credenciamento: simposiobelicopm.com.br/credenciamento/