SSPDS divulga plano de ação para Fortaleza e Grêmio na Arena Castelão

18 de outubro de 2019 - 16:15 # # # #

A 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro tem início neste sábado (19), com a realização de dois jogos. Uma das partidas acontece às 17 horas, na Arena Castelão, e reúne os tricolores Fortaleza e Grêmio. Para o evento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) organizou um plano operacional de segurança, que contará com 373 profissionais. A ação terá a participação de efetivos das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Além de equipes das vinculadas da SSPDS, também estão escalados agentes das forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

A concentração dos profissionais iniciará por volta das 14 horas, três horas antes do confronto entre os times cearense e gaúcho. Os agentes serão empregados no interior e nos arredores do estádio, assim como nos terminais de ônibus da Capital. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos.

Dos 373 profissionais, 342 são da Polícia Militar, e destes 190 atuarão na área interna da Arena Castelão, e 152 serão distribuídos nos arredores da praça esportiva e nos terminais de ônibus. Entre as composições empregadas estão policiais militares lotados nas unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

Pela Polícia Civil, foram escalados 13 profissionais, sendo um delegado, quatro escrivães, sete inspetores e um técnico. Eles atuarão no posto avançado que fica no interior da Arena Castelão. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) escalou 18 bombeiros. Eles terão à disposição um veículo de combate a incêndio, uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.